Um aniversário para ser lembrado

Você já ouviu falar em relatividade? Se não, provavelmente vai ouvir quando tiver uma aula de física. Apesar de difícil de ser entendido até mesmo por muitos estudiosos, este é um conceito importante para a ciência, pois explica uma série de fenômenos da natureza e do universo. A Teoria da Relatividade Geral, que completou 100 anos em 2015, foi desenvolvida pelo alemão Albert Einstein, talvez o físico mais famoso de todos os tempos. Vamos conhecer um pouco da sua história?

O físico alemão Albert Einstein em 1921. (foto: Wikimedia Commons)

O físico alemão Albert Einstein em 1921. (foto: Wikimedia Commons)

O artigo que descreveu pela primeira vez a Teoria da Relatividade Geral foi publicado em 1915 no Boletim da Sociedade Científica Prussiana e revolucionou a física em que se baseavam os cientistas até aquele momento.

Segundo o astrofísico Wladimir Lyra, podemos pensar na relatividade como uma interpretação da força da gravidade. “A ideia central é que a matéria distorce o espaço ao seu redor, e nós percebemos essa distorção como uma força, que chamamos de gravidade”, explica. “Einstein descobriu que a matéria diz ao espaço como se curvar e o espaço diz à matéria como se mover”.

Quando o físico alemão divulgou sua teoria, muitos cientistas torceram o nariz. Porém, logo depois, reconheceram a genialidade do conceito criado por Einstein. “Em 1919, houve um eclipse do Sol que confirmou a teoria da relatividade”, conta Wladimir. O fenômeno foi observado, ao mesmo tempo, no município de Sobral, no Ceará, e na Ilha do Príncipe, na África. Com essa observação, cientistas comprovaram que a luz era desviada ao passar perto de uma estrela – como Einstein havia previsto.

“Num mundo onde a ciência é tão presente, comemorar uma invenção como essa é importante e deve despertar a curiosidade de todos para aprender um pouco mais sobre física, até porque fica difícil não se apaixonar por toda essa beleza”, aposta o professor José Cláudio Reis, da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio).

Vida e obra de Einstein
Albert Einstein nasceu na cidade de Ulm, na Alemanha, e aos 17 anos se mudou para a Suíça. Formou-se em física e foi trabalhar num escritório de patentes, onde se dedicou à análise de motores elétricos. Dizem alguns historiadores que, antes de se tornar o gênio que é considerado hoje, Einstein não ia muito bem na escola e tirava notas consideradas baixas!

O físico é mundialmente conhecido por sua famosa fórmula E = mc² (energia = massa vezes velocidade da luz ao quadrado), que explica a quantidade de energia contida na matéria. Além disso, recebeu o Prêmio Nobel de Física em 1921 por suas imensas contribuições à área e pelas diversas descobertas que realizou.

No ano de 1925, Einstein fez uma visita ao Brasil. Ficou hospedado no Hotel Glória, no Rio de Janeiro, e deu uma série de palestras em universidades e museus cariocas, encantando os brasileiros. Segundo os jornais da época, ele conheceu os principais pontos turísticos da cidade e até provou vatapá, um prato típico da Bahia.

Morreu em 1955, aos 76 anos.

Matéria publicada em 22.06.2015

COMENTÁRIOS

  • Giovanna e Guilherme

    BOTUCATU,10 de Março de 2023
    Olá pessoal da revista “CHC”,
    Somos alunos do 5 ano A eu sou Giovanna e meu colega Guilherme estudamos na escola de período integral “Hernâni Donato”localizada da Alameda dos Colibris N 700 bairro Cedro na cidade de Botucatu S/P.
    Lemos a biografia de Albert Einstein e achamos muito interessante!É muito legal ler a biografia de uma pessoa importante como Albert Einstein! Tive uma ideia! E se o prefeito fizeste um feriado para agente comemorar o seu aniversário? Espero que tragam mais informações legais de Albert Einstein para nós!
    Giovanna e Guilherme

    Publicado em 10 de março de 2023 Responder

Envie um comentário

Valentina Leite

Sou apaixonada por cinema, sushi e praia. Adoro escrever, andar de bicicleta, cantar (no chuveiro) e conhecer pessoas novas! Quando pequena queria ser cientista, mas acabei escolhendo ser jornalista e agora escrevo sobre ciência.

CONTEÚDO RELACIONADO

Um mergulho com os peixes

Acompanhe o final da aventura de Rex, Diná e Zíper e suas descobertas no fundo do mar.