A balança de Lavoisier

Uma das principais características do trabalho de pesquisa de Lavoisier era o uso freqüente da balança, o mais preciso equipamento de medição disponível na época. Com ela, o cientista fez importantes descobertas. A maior delas deu origem à “Lei de Conservação das Massas” ou “Lei de Lavoisier”: “Na natureza, nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”.

Os estudos realizados pelo cientista levaram-no a concluir que, numa reação química, a soma das massas dos reagentes é igual a soma das massas dos produtos. Não precisa pular da cadeira! Primeiro você deve saber que os cientistas chamam de “massa” aquilo que nós, na linguagem popular, chamamos de “peso”. Isto é: quando você sobe na balança e o ponteiro indica 50 kg, o correto é dizer que essa é a sua “massa” e não o seu “peso”. Entendeu? Então, vamos adiante!

Em um de seus experimentos, o cientista aqueceu enxofre em um recipiente fechado. A substância reagiu com o oxigênio do ar, ou seja, oxidou-se. Após repetir essa experiência várias vezes, o cientista percebeu que o sistema não sofreu alteração de massa! A massa total dos reagentes (enxofre + oxigênio do ar consumido na reação) era igual à massa total dos produto (enxofre oxidado). Lavoisier pôde então enunciar a Lei da Conservação das Massas :

“Em uma reação química, a massa total dos reagentes é igual à massa total dos produtos.”   OU “Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma.”

Será que a Lei da Conservação das Massas se aplica em qualquer caso? Certa vez, Lavoisier construiu um aparelho totalmente fechado, deixou um pedaço de ferro enferrujar dentro dele e pesou o metal. Ao comparar a massa do metal inicial com a do metal enferrujado, o cientista notou que a do metal enferrujado era maior. Será que nesse caso a Lei de Lavoisier está errada? Não! Parte do oxigênio do ar que estava dentro do aparelho se combinou com o ferro, enferrujando-o. Assim, os reagentes dessa reação química são ferro (que é sólido) e oxigênio. E como o produto é o metal enferrujado, o que seria aumento de massa correspondia exatamente ao volume de oxigênio vindo do ar.

Com a lei enunciada por Lavoisier, provou-se que a massa total dos reagentes é conservada em uma reação química. Surgiram outras leis que mostram as relações numéricas entre quantidades de reagentes e produtos. As pesagens nas experiências químicas tornaram-se indispensáveis. Além disso, a Lei da Conservação das Massas juntou Matemática e Química, e transformou esta ciência. Mas as pesquisas de Lavoisier não param por aqui. Quer saber mais? Vamos adiante!

Leia mais: Introdução | O cientista que desvendou o mistério da água

Matéria publicada em 22.08.2002

COMENTÁRIOS

  • Anna Elise

    Palmas para este grande cientista!!!!!!!!!●◆■♡■●○☆◇▪◆¤♧♢♡♤■□●○▪♢□

    Publicado em 17 de junho de 2018 Responder

    • Ana Laura

      Vivaaa

      Publicado em 19 de agosto de 2021 Responder

  • Ana Laura

    Gente eu não sabia que em vez de falar peso tenque falar massa eu vou falar isso para minha mãe muito inteligente minha professora que falou para eu e minha turma da classe ler porquê ficamos aqui em casa nesse tempo de pandemia do corona vírus amei

    Publicado em 19 de agosto de 2021 Responder

Envie um comentário

Elisa Martins

CONTEÚDO RELACIONADO

Um mergulho com os peixes

Acompanhe o final da aventura de Rex, Diná e Zíper e suas descobertas no fundo do mar.