Vida de cientista

Há dois séculos nasceu um cientista muito importante. Em 1859, aos 50 anos, ele publicou um livro que revolucionou a ciência: A origem das espécies e a seleção natural. Nele, explicou como os seres vivos evoluem, isto é, como se alteram ao longo do tempo, dando origem a novas espécies. Que cientista é esse? O naturalista inglês Charles Darwin!

Para celebrar os 200 anos do seu nascimento e os 150 anos da publicação de seu livro, que tal visitar a mostra Darwin Now (Darwin Agora, em português)? Essa exposição, que irá percorrer o Brasil e passar por vários países, divulga um pouco da vida e da obra de um dos mais importantes cientistas da história.

Jogos, brindes e atividades

A mostra, que já esteve em São Paulo e agora chega ao Rio de Janeiro, ocupa o Museu Arqueológico de Araruama até sete de junho de 2009. Lá, estão expostos oito painéis duplos com ilustrações e textos que explicam a trajetória do cientista britânico. Na base de cada estrutura, jogos de encaixe debatem questões levantadas no painel. Os seres humanos ainda evoluem? A evolução desafia a religião? Como surgem as espécies? Que tal responder a essas perguntas e ganhar brindes? Kits com atividades para serem feitas na hora ou em sala de aula também são distribuídos aos visitantes.

Depois que você estiver por dentro de quem foi Darwin, de como foi a viagem que ele realizou pelo mundo a bordo do veleiro Beagle e das evidências que comprovam a teoria da seleção natural, direcione-se à árvore da exposição. Ela é de mentirinha – uma estrutura de madeira com cerca de dois metros e meio de altura, com diversos galhos –, mas tem uma função importante. Nela você pode pendurar uma folha feita de papel e deixar recados para os visitantes e os organizadores da mostra. É a chance de conferir o que as pessoas acharam da exposição, além de fazer seus comentários e dar suas sugestões.

O quê? Você não mora no Rio de Janeiro, mas adoraria visitar a exposição Darwin Now? Então, saiba que ela passará também por Manaus, Fortaleza, Salvador, Brasília e Recife ao longo do ano. Portanto, fique atento e não perca essa incursão ao mundo de um dos mais importantes cientistas da história!

Exposição Darwin Now
Até 7 de junho de 2009.
Terça a domingo, de 9 às 18h. Grátis!
Museu Arqueológico de Araruama Rodovia RJ 124, km 25,
Fazenda Aurora, Araruama/RJ.
Agendamento de escolas: (22) 2665-4276.

Matéria publicada em 01.06.2009

COMENTÁRIOS

Envie um comentário

Marcella-Huche

CONTEÚDO RELACIONADO

Um mergulho com os peixes

Acompanhe o final da aventura de Rex, Diná e Zíper e suas descobertas no fundo do mar.