Uma biblioteca no seu computador

Toda vez que bate a vontade de ler um bom livro ou surge a necessidade de se fazer um trabalho para a escola, procurar a biblioteca é uma iniciativa natural. Afinal, lá a gente encontra, além de livros, ilustrações, CDs, documentos históricos e muitos outros materiais de consulta. Mas, pensando bem, nem sempre é fácil achar um centro de pesquisa. Muitas vezes não há biblioteca na escola, nem nas redondezas da nossa casa. Para facilitar essa busca, a Escola do Futuro, da Universidade de São Paulo (USP), em parceria com outras instituições ligadas à educação criou a Biblioteca Virtual do Estudante Brasileiro — ou Bibvirt, simplesmente.

Esta é uma biblioteca que você pode consultar via internet. Destinada a estudantes e professores de todo o país, ela é uma ajuda a mais na hora de procurar aquelas dicas de leitura e de fazer os trabalhos escolares. Com cerca de 15 mil visitantes por dia, a Biblioteca Virtual do Estudante é fonte de pesquisa para milhares de pessoas de todo o Brasil e até de outros países.

Acessando o site www.bibvirt.futuro.usp.br, você encontra um enorme acervo de textos, sons e imagens sobre os mais variados temas. Estão disponíveis artigos de biologia, matemática e outras áreas; livros de autores famosos, como Gregório de Matos e Olavo Bilac; desenhos e sons de aves; fotos de frutas típicas do Brasil; sons de instrumentos brasileiros como o berimbau e atabaque; e até a gravação de vozes de personalidades, como Getúlio Vargas e Juscelino Kubitschek, ex-presidentes do Brasil. Acha pouco? Pois a Bibvirt conta ainda com o acervo do Museu de Arqueologia e Etnologia da USP, disponível on-line para você visitar.

Para os pequenos internautas, a coleção de CDs do selo Palavra Cantada, com vários contos musicados, é diversão certa. Assim como o livro falado sobre educação ambiental Chapeuzinho Vermelho e o Lobo Guará , do cientista e escritor Angelo Machado. Já os 1500 cliparts disponíveis — ilustrações que podem ser impressas e usadas para enfeitar trabalhos escolares ou para a construção de páginas na internet — são muito úteis para quem gosta de deixar tudo bonito!

Segundo Frederic Michael Litto, coordenador da Escola do Futuro e um dos responsáveis pela Bibvirt, a biblioteca virtual não diminui o interesse pelas públicas. Para ele, as bibliotecas prestam um serviço importante, difícil ou até impossível de ser substituído completamente. “Bibliotecas constituídas de livros vão continuar a existir, mesmo quando todas as casas, as escolas e os locais de trabalho tiverem computadores”, explica ele. “O computador é bom para consultas rápidas.”
É isso aí: a Biblioteca Virtual do Estudante Brasileiro é mais uma forma de encontrar bons temas para pesquisa e material para novos conhecimentos. Mas se você se enrolar na hora de consultar tantos itens, não se acanhe: clique no mapa do site para facilitar sua busca!

Criada em 1989, a Escola do Futuro, que ajudou a instituir a Bibvirt, é um laboratório de pesquisa da Universidade de São Paulo. Lá são realizados experimentos para saber de que forma as novas tecnologias — como a internet — podem ajudar na educação em todos os níveis de estudo do Brasil.

Matéria publicada em 07.07.2004

COMENTÁRIOS

Envie um comentário

Cathia Abreu

Adoro aprender coisas novas. Tenho a sorte de trabalhar me divertindo e fazendo descobertas todos os dias.

CONTEÚDO RELACIONADO

Um mergulho com os peixes

Acompanhe o final da aventura de Rex, Diná e Zíper e suas descobertas no fundo do mar.