Um século de boas histórias

O que um avião vermelho tem em comum com um elefante chamado Basílio? E com um urso que tem música na barriga? Os três são personagens criados por Érico Veríssimo! Considerado um dos grandes escritores do Brasil, Veríssimo publicou diversos livros para crianças e adultos. Se estivesse vivo em 2005, completaria 100 anos de idade! Então, o que você acha de aproveitar a data para conhecer melhor a vida e a obra desse autor?

Nascido na cidade de Cruz Alta, no Rio Grande do Sul, Érico Veríssimo tinha um jeito especial de escrever. “Ele fazia com que a história deslizasse na mente do leitor, formando imagens, como se fosse um filme”, conta a professora de literatura Eliana Yunes, da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. “Também usava linguagem simples e falava sobre a situação do país tanto nos seus livros para adultos quanto nos infantis.”

Para crianças como você, Érico Veríssimo escreveu 12 livros. Em muitos deles, o autor deu vida a objetos e animais. Assim são, por exemplo, os personagens de O urso com música na barriga , As aventuras do avião vermelho e A vida do elefante Basílio . Esse gaúcho, porém, escrevia para diversos públicos e sobre variados assuntos!

Alguns dos livros que Érico Veríssimo escreveu para crianças: O urso com música na barriga , A vida do elefante Basílio e As aventuras de Tibicuera - uma ótima sugestão para você começar a ler esse autor gaúcho

No livro A vida de Joana d’Arc , dedicado aos jovens, por exemplo, Veríssimo conta a história real dessa francesa que foi presa e condenada à morte na fogueira em 1431. O autor, porém, também se aventurou pela ficção científica ao publicar Viagem à aurora do mundo e recebeu prêmios por diversos livros que escreveu para adultos. Uma de suas obras mais conhecidas, aliás, é Olhai os lírios do campo .

Mas se você nunca leu nada de Érico Veríssimo e não sabe por onde começar, siga a sugestão da professora Eliana Yunes: procure nas livrarias ou bibliotecas o livro As aventuras de Tibicuera , que conta a história de um indiozinho que percorre a história do Brasil!

Tudo começa com o nascimento de Tibicuera, antes de 1500, e termina em 1942, em um arranha-céu de Copacabana. Durante a fantástica viagem pelo tempo, o índio – que foi batizado com o apelido de infância de Érico Veríssimo! – participa de muitos momentos históricos do Brasil. Tiradentes e Zumbi do Palmares, por exemplo, são alguns de seus amigos nessa aventura! Então, o que você acha de embarcar nessa história e conhecer um pouco da obra de um escritor que nasceu há 100 anos?

 

 

Matéria publicada em 24.05.2005

COMENTÁRIOS

Envie um comentário

Clara Meirelles