Um morcego linguarudo

A língua do A. fistulata atinge 8,5 centímetros para fora do seu corpo, como mostrou o experimento em que ele bebeu água doce em um tipo de "canudinho" (foto: Murray Cooper).

Quando alguém fala pelos cotovelos ou espalha uma fofoca, logo ganha o apelido de linguarudo. Pois saiba que linguarudo mesmo é o morcego Anoura fistulata, cuja língua pode se esticar e atingir um tamanho cerca de uma vez e meia maior do que o corpo do animal. Só para comparar, seria como se uma menina com 1,50 metro de altura tivesse uma língua de 2,25 metros! Caramba! Até os cientistas ficaram impressionados com a novidade descoberta pelo biólogo Nathan Muchhala. Nenhum outro mamífero possui uma língua proporcionalmente tão grande quanto a desse morcego.

Em sua primeira observação, o biólogo Muchhala já havia notado que o A. fistulata possuía uma língua maior que o normal, mas não sabia exatamente o quão grande ela era. Ele resolveu, então, fazer um experimento bem interessante com o morceguinho linguarudo e outras duas espécies que vivem na mesma região do A. fistulata : as florestas da cordilheira dos Andes no território do Equador.

Sabendo que as três espécies de morcegos alimentam-se do néctar e pólen das flores, o cientista colocou água adocicada – simulando o néctar – no fundo de algo que poderíamos comparar a um canudinho transparente. Assim, quando cada morcego chegava na pontinha do canudo, esticava sua língua para tentar tocar a água doce que estava na outra extremidade. Foi aí que os cientistas puderam medir com precisão o alcance da língua do A. fistulata : ela atingia 8,5 centímetros para fora do corpo do morcego, aproximadamente uma vez e meia o tamanho do animal, que mede de cinco a seis centímetros. Só para efeito de comparação, a língua das outras duas espécies chegou a apenas quatro centímetros de distância.

Com sua língua comprida, o A. fistulata é o único animal que consegue polinizar a flor Centropogon nigricans , cujas pétalas formam um tubo que varia de oito a nove centímetros de comprimento (foto: Nathan Muchhala).

Evidentemente, Nathan Muchalla ficou curioso para entender como uma língua tão grande poderia caber dentro do corpo do morceguinho. Depois de o dissecar, o pesquisador descobriu que sua língua, ao contrário da dos demais animais, é armazenada num tubo que se estende desde a área próxima ao coração do A. fistulata até o início da boca. Quando está retraída, a língua do nosso amigo morcego chega a ficar três vezes menor, cabendo toda dentro do seu corpo.

Agora, a grande questão: para que serve uma língua tão comprida assim? Analisando as fezes das três espécies de morcegos, o cientista encontrou o pólen da flor Centropogon nigricans apenas nos excrementos do A. fistulata . Depois de filmar 12 flores dessa espécie durante 55 horas, o pesquisador comprovou que o único animal a visitá-la era exatamente o nosso morcego linguarudo. Tudo isso porque as pétalas da flor em questão formam um tubo que varia de oito a nove centímetros de comprimento, ou seja, maior que o alcance das línguas de todas as outras espécies de morcego que vivem na região, com exceção do A.fistulata .

Portanto, a reprodução da C. nigricans depende da super língua do nosso amigo morcego. Afinal, ao visitar essas flores, ele acaba levando o pólen de uma para a outra, o que é necessário para que elas se reproduzam. A C. nigricans é a primeira flor, conhecida pelos cientistas, a possuir uma única espécie de morcego como polinizador. Que responsabilidade o morcego linguarudo tem, hein?

Matéria publicada em 22.07.2010

COMENTÁRIOS

  • Caio Enrique

    Essa matéria foi uma notícia e tanti, não sabia que o morcego tem uma língua tão grande,ele fica de boca cheia sempre de língua,haja boca para guardar tudo isso de língua kkk.

    Publicado em 4 de junho de 2020 Responder

Rosa Maria Mattos

CONTEÚDO RELACIONADO

Um mergulho com os peixes

Acompanhe o final da aventura de Rex, Diná e Zíper e suas descobertas no fundo do mar.

Rex, Diná e Zíper em…

Um lanchinho para os peixes. É correto alimentar esses animais na natureza?