Um artista à frente de seu tempo


François Auguste René Rodin nasceu em Paris, na França, em 1840. É considerado um dos mais importantes artistas do mundo, pois influenciou os escultores da época e rompeu com as tradições, valorizando a escultura em um momento em que a pintura era a principal expressão artística.

Sua obra impressiona pela realidade e vida que transmite. O Pensador, Os burgueses de Calais e A mão de Deus são alguns de seus trabalhos mais conhecidos. O artista faleceu na cidade de Meudon, na França, em 1917.

Em sua obra, Rodin foi influenciado pelo impressionismo e pelo simbolismo, entre outras expressões de arte. O impressionismo foi um movimento na pintura, iniciado no final século 19, na França. Para os impressionistas, a alegria de viver deveria estar impressa em seus quadros, por isso, eles carregavam as pinturas com tons alegres. Rodin aplicava esse modo de ver a arte em muitas de suas esculturas e tinha interesse, como os impressionistas, pelo efeito de luz e movimento. Ele aplicou em suas peças contornos que, em contraste com a luminosidade, causam efeitos especiais e chamam a atenção de quem vê.

Auguste Rodin também se baseou na filosofia simbolista, que surgiu na França na mesma época. O simbolismo era movimento artístico pelo qual o artista tinha liberdade de expressar em suas obras o que imaginava, mesmo que essa visão não fosse um retrato fiel da realidade. Rodin também usava dessa liberdade de expressão em suas esculturas.