Todo dia é dia D

Aedes aegypti

O verão acabou em março, mas um pesadelo que assombra essa estação do ano continua solto por aí. Já adivinhou quem é? Ele mesmo, o Aedes aegypti, o famoso mosquito da dengue. Sabe o que isso quer dizer? Que devemos nos preocupar em combater a doença o ano todo. O biólogo Rafael Freitas, da Fundação Oswaldo Cruz, especialista em insetos, explica:

“Apenas na região Sudeste é que o número de casos de dengue aumenta no verão. Em outras regiões, como Norte e Nordeste, a quantidade de pessoas infectadas é maior entre maio e setembro, que é o período de chuvas nesses lugares. A proliferação da dengue tem mais a ver com a pluviosidade [quantidade de chuvas] do que com o calor. Quando o número de pessoas com dengue cai em um estado, já está aumentando em vários outros.”

Então, lembre-se: é muito importante esvaziar e tampar garrafas velhas, colocar terra nos vasinhos de plantas e não deixar pneus vazios ou outros objetos em lugares onde possam acumular água. Fazendo isso, você evita que o mosquito coloque seus ovos nesses locais, que são seus preferidos o ano todo.

Para saber mais sobre a Dengue, clique aqui.

Matéria publicada em 06.06.2011

COMENTÁRIOS

Envie um comentário

Nicolly Vimercate

CONTEÚDO RELACIONADO

Um mergulho com os peixes

Acompanhe o final da aventura de Rex, Diná e Zíper e suas descobertas no fundo do mar.