Tem mensagem do astronauta brasileiro para você

Diego William Ferreira com o certificado que recebeu por realizar aqui na Terra experimentos que o astronauta brasileiro também conduz no espaço. O estudante enviou um e-mail a Marcos Pontes e o cosmonauta respondeu!

Três dias antes de o astronauta brasileiro Marcos César Pontes embarcar na nave espacial russa Soyuz TMA-8 com destino à Estação Espacial Internacional, Diego William Ferreira, de 14 anos, decidiu lhe escrever um e-mail. Para surpresa do garoto, um dos estudantes que repete em Terra alguns dos experimentos que Marcos César Pontes realiza no espaço, o astronauta brasileiro respondeu à sua mensagem no dia 27 de março, antevéspera do seu embarque em direção ao espaço. Diego abriu a sua caixa de mensagens e permitiu que a Ciência Hoje das Crianças tivesse acesso à troca de e-mails. Confira você também o que o menino escreveu – e o que o astronauta respondeu!

A mensagem de Diego
Gostaria de parabenizá-lo por estar participando deste projeto. Também estou tendo alguma participação, já que sou um dos alunos que está montando os experimentos que serão feitos aqui na Terra. Com certeza, quando você ler este recado, a missão já terá terminado, mas mesmo assim lhe desejo muita sorte em sua vida, e que estas oportunidades se repitam muitas vezes para você. Sinto-me honrado em também poder participar desta pesquisa e ajudar nesta missão de grande responsabilidade, e que com certeza, entrará para a história.

Diego William Ferreira

A resposta do astronauta
Caro Diego:

Deve imaginar a correria que estou enfrentando por aqui, no Cazaquistão… Mas não poderia ir para a missão sem agradecer de coração pelo seu e-mail de apoio à realização da primeira missão científica espacial brasileira.

Quarta-feira próxima, dia 29, às 23:29 horas (horário no Brasil – Brasília), estarei decolando daqui da base de Baikonur, Cazaquistão, para a realização da primeira missão científica espacial brasileira. Fisicamente sozinho, mas tenho certeza que, através da bandeira brasileira, que tanto tenho orgulho, toda a Nação estará comigo, inclusive você!

A missão, dentro do contexto, é a “ponta do iceberg”. Tem um significado muito importante para a ciência brasileira e um sentido simbólico sem precedentes no sentido patriótico, científico e histórico. A coincidência da data do vôo com o ano do centenário do vôo de Santos Dumont é um fato muito feliz. Multiplica seu efeito catalisador de sentimentos de união nacional, competência e orgulho do povo brasileiro.

Nas inúmeras palestras que ministro pelo Brasil, sempre deixo uma mensagem. Lembre-se sempre: tenha coragem para sonhar e persistência para realizar os ideais. Cada um é um vencedor. E, de onde eu estiver, eu estarei aplaudindo, em pé e orgulhoso, as suas conquistas! E quando me perguntam sobre o sentimento de ser pioneiro, sempre exemplifico pela satisfação que teria um sobrevivente sedento ao abrir um caminho em uma mata fechada e conseguir chegar, finalmente, a uma clareira com uma fonte de água límpida. Cansado, suado, com as roupas rasgadas e o rosto sangrando das lambadas e espinhos do caminho que abriu, ele olha para trás e vê, com um sorriso de vitória, que os outros sobreviventes o seguiram e já estão cruzando o caminho aberto por ele. Sou o primeiro, mas não quero ser o único ou o último!!!

Estarei checando novamente esse e-mail depois do pouso.

Ate lá…

Muita paz, muita saúde, muitas felicidades…

Grande abraço,

Marcos Pontes

Primeiro Cosmonauta Brasileiro

Se a partir do exemplo de Diego, você também ficou animado e gostaria de mandar uma mensagem a Marcos Pontes, não perca tempo: acesse a página do astronauta na internet e envie também o seu recado.

Matéria publicada em 19.05.2010

COMENTÁRIOS

Envie um comentário

Mara Figueira

CONTEÚDO RELACIONADO

Um mergulho com os peixes

Acompanhe o final da aventura de Rex, Diná e Zíper e suas descobertas no fundo do mar.