Supermães do reino animal

Entre os humanos, todo mundo sabe: quase sempre, quem manda em casa – pelo menos em relação aos cuidados com os filhos – são as mães. Elas sabem a hora do banho, a refeição mais balanceada, a lista de materiais da escola… Porém, as mulheres não são as únicas supermães da natureza. Biólogos descobriram que algo parecido acontece entre os camundongos do tipo ICR, utilizados em experimentos.

camundongo

(Foto: Flickr / Rick Eh? / CC BY-NC-ND 2.0)

Quando esses roedores vivem soltos na natureza, o macho não costuma ficar por perto para dar atenção aos filhotes e todo o trabalho fica com a fêmea. Apesar disso, já se sabia que, se um casal é mantido junto em laboratório, o pai ajuda a cuidar dos filhos.

Para entender melhor como funciona o comportamento dos machos nesses casos, o biólogo japonês Haruhiro Higashida, da Universidade de Kanazawa, fez uma experiência interessante. Com a ajuda de colegas, separou alguns casais de camundongos, deixando o macho com os filhotes em uma caixa e a fêmea em outra, bem próxima.

O resultado foi que as mães, percebendo que os filhos estavam por perto, enviaram sinais sonoros e químicos para que os pais continuassem cuidando dos bebezinhos! Elas emitiram vocalizações de 38khz de frequência, que podem ser traduzidos do ‘camundonguês’ como “continue cuidando das crianças”. Além disso, as fêmeas liberaram substâncias chamadas feromônios, cujo cheiro também estimulou os machos a darem atenção aos filhotes.

Agora, os pesquisadores pretendem investigar por que os pais obedecem a esses comandos. Outra tarefa será descobrir se as mães mandam os estímulos intencionalmente. “As vocalizações e o feromônio podem ser apenas um efeito do estresse causado por estar longe da cria, mas eu acredito que a fêmea realmente queira enviar esses sinais”, diz Haruhiro. De qualquer forma, o resultado dessa preocupação são filhotes sempre alimentados e aquecidos!

Matéria publicada em 29.01.2013

COMENTÁRIOS

  • Anna Elise

    As mães até no reino animal são legais!

    Publicado em 5 de maio de 2019 Responder

Yuri-Hutflesz

Sempre gostei de entender como tudo funciona e de fazer experiências. Na CHC posso aprender mais a cada dia e escrever sobre todo tipo de assunto.

CONTEÚDO RELACIONADO

Um mergulho com os peixes

Acompanhe o final da aventura de Rex, Diná e Zíper e suas descobertas no fundo do mar.

Rex, Diná e Zíper em…

Um lanchinho para os peixes. É correto alimentar esses animais na natureza?