Sapo no deserto?!

Você já ouviu falar em um sapo que vive no deserto? O Breviceps macrops é uma espécie encontrada em dunas de areia em regiões da Namíbia e África do Sul. Por não ocorrer no Brasil, esse animal não tem um nome popular em português, mas, de acordo com o biólogo Henrique Costa, autor da coluna “O nome dos bichos”, podemos chamá-lo de sapinho-do-deserto.

O sapinho-do-deserto emite um som muito curioso quando se sente ameaçado (foto: Dean Boshoff)

O sapinho-do-deserto emite um som muito curioso quando se sente ameaçado (foto: Dean Boshoff)

Para driblar o clima seco e quente de seu habitat, esse animal passa o dia enterrado na areia, onde a umidade se mantém e as temperaturas são mais baixas. “Assim, ele se protege do calor durante o dia e, à noite, sai em busca de alimentos e parceiros para se reproduzir”, explica o biólogo, completando que o anfíbio se alimenta de larvas e pequenos animais invertebrados.

Fisicamente, o sapinho-do-deserto chama a atenção por sua forma arredondada e o som que emite. Quando se sente ameaçado, esse sapo faz um barulhinho agudo que o faz parecer mais um brinquedo de apertar do que um animal de verdade!

No início desse ano, o fotógrafo africano Dean Boshoff se deparou com a espécie em uma região da África do Sul. Ao se aproximar do animal para fotografá-lo, se surpreendeu com o som do bicho e aproveitou para filmá-lo. O barulhinho era tão diferente que o vídeo acabou ficando famoso na internet. “Naturalmente, achei aquele barulho curioso e resolvi filmar para compartilhar com as pessoas”, conta o fotógrafo.

Apesar de tantas características curiosas, não deve ser fácil encontrar um sapinho-do-deserto: o bicho é muito pequeno e quando adulto, mede cerca de cinco centímetros de comprimento, cabendo na palma da sua mão. É pouco, mas Henrique lembra que ele não está sozinho na natureza. “Existem sapos tão pequenos quanto uma unha humana”, diz.

Infelizmente, o Breviceps macrops está em risco de extinção. A construção de estradas e a exploração de minas de diamantes próximas aos locais que ele vive estão destruindo o habitat dessa espécie.

Matéria publicada em 12.11.2014

COMENTÁRIOS

  • Tauros

    Que fofooooooo

    Publicado em 23 de setembro de 2020 Responder

  • Davi

    muito fofinhoooo

    Publicado em 24 de maio de 2021 Responder

  • Ingrid

    que gracinha mas que triste que está em perigo de extinção

    Publicado em 15 de julho de 2021 Responder

  • Davi

    Muito fofo?

    Publicado em 21 de abril de 2022 Responder

Valentina Leite

Sou apaixonada por cinema, sushi e praia. Adoro escrever, andar de bicicleta, cantar (no chuveiro) e conhecer pessoas novas! Quando pequena queria ser cientista, mas acabei escolhendo ser jornalista e agora escrevo sobre ciência.

CONTEÚDO RELACIONADO

Um mergulho com os peixes

Acompanhe o final da aventura de Rex, Diná e Zíper e suas descobertas no fundo do mar.

Rex, Diná e Zíper em…

Um lanchinho para os peixes. É correto alimentar esses animais na natureza?