Você já ouviu falar em um sapo que vive no deserto? O Breviceps macrops é uma espécie encontrada em dunas de areia em regiões da Namíbia e África do Sul. Por não ocorrer no Brasil, esse animal não tem um nome popular em português, mas, de acordo com o biólogo Henrique Costa, autor da coluna “O nome dos bichos”, podemos chamá-lo de sapinho-do-deserto.
Para driblar o clima seco e quente de seu habitat, esse animal passa o dia enterrado na areia, onde a umidade se mantém e as temperaturas são mais baixas. “Assim, ele se protege do calor durante o dia e, à noite, sai em busca de alimentos e parceiros para se reproduzir”, explica o biólogo, completando que o anfíbio se alimenta de larvas e pequenos animais invertebrados.
Fisicamente, o sapinho-do-deserto chama a atenção por sua forma arredondada e o som que emite. Quando se sente ameaçado, esse sapo faz um barulhinho agudo que o faz parecer mais um brinquedo de apertar do que um animal de verdade!
No início desse ano, o fotógrafo africano Dean Boshoff se deparou com a espécie em uma região da África do Sul. Ao se aproximar do animal para fotografá-lo, se surpreendeu com o som do bicho e aproveitou para filmá-lo. O barulhinho era tão diferente que o vídeo acabou ficando famoso na internet. “Naturalmente, achei aquele barulho curioso e resolvi filmar para compartilhar com as pessoas”, conta o fotógrafo.
Apesar de tantas características curiosas, não deve ser fácil encontrar um sapinho-do-deserto: o bicho é muito pequeno e quando adulto, mede cerca de cinco centímetros de comprimento, cabendo na palma da sua mão. É pouco, mas Henrique lembra que ele não está sozinho na natureza. “Existem sapos tão pequenos quanto uma unha humana”, diz.
Infelizmente, o Breviceps macrops está em risco de extinção. A construção de estradas e a exploração de minas de diamantes próximas aos locais que ele vive estão destruindo o habitat dessa espécie.