Sai fora, alergia!

Respirar o ar puro do campo, entrar em contato com a natureza, brincar o dia inteiro na fazenda. Se você já acha tudo isso uma delícia, tem mais um motivo para sair de casa e curtir um passeio ao ar livre: quanto mais as pessoas convivem com plantas e microrganismos, menos alergias têm.

Um estudo feito na Finlândia mostra que, quanto mais perto nós ficamos da natureza, mais fortes nos tornamos contra as alergias (Foto: Luc Viatour/ www.Lucnix.be/ CC BY-SA 2.0)

Segundo estudo da Universidade de Helsinque, na Finlândia, existem bactérias na natureza que fazem bem para o nosso corpo e nos protegem de algumas doenças, como asma, bronquite e rinite. Então, quanto maior o contato com a biodiversidade, mais bactérias armazenamos no corpo e menos doentes ficamos.

A pesquisa foi feita com 118 adolescentes que moram desde pequenos no leste da Finlândia. Eles tiveram que fazer um exame de sangue para descobrir se eram ou não alérgicos e também para os cientistas saberem um pouquinho mais sobre uma proteína chamada IL-10, que tem propriedades antialérgicas.

Durante a análise das amostras de sangue, os cientistas acharam uma bactéria chamada Acinetobacter e viram que ela está relacionada com essa proteína. Quanto mais desse microrganismo nós temos no corpo, mais IL-10 produzimos e mais saudáveis ficamos.

A bactéria Acinetobacter baumannii ajuda nosso corpo a se proteger contra as alergias (Foto: Janice Carr/ CDC)

Os pesquisadores também perceberam que os adolescentes que moram nas cidades têm menos bactérias do tipo Acinetobacter do que aqueles que moram no campo.

Para Ilkka Hanski, que coordenou a pesquisa, conscientizar as pessoas sobre as vantagens de conviver com a natureza pode ajudar a diminuir o desmatamento das florestas. “As cidades devem construir mais espaços verdes, como parques”, afirma.

Por hora, pode preparar a cesta de piqueniques e procurar a área verde mais próxima de você!

Matéria publicada em 16.05.2012

COMENTÁRIOS

Envie um comentário

Fernanda-Braune

CONTEÚDO RELACIONADO

Um mergulho com os peixes

Acompanhe o final da aventura de Rex, Diná e Zíper e suas descobertas no fundo do mar.