Respirar o ar puro do campo, entrar em contato com a natureza, brincar o dia inteiro na fazenda. Se você já acha tudo isso uma delícia, tem mais um motivo para sair de casa e curtir um passeio ao ar livre: quanto mais as pessoas convivem com plantas e microrganismos, menos alergias têm.
Segundo estudo da Universidade de Helsinque, na Finlândia, existem bactérias na natureza que fazem bem para o nosso corpo e nos protegem de algumas doenças, como asma, bronquite e rinite. Então, quanto maior o contato com a biodiversidade, mais bactérias armazenamos no corpo e menos doentes ficamos.
A pesquisa foi feita com 118 adolescentes que moram desde pequenos no leste da Finlândia. Eles tiveram que fazer um exame de sangue para descobrir se eram ou não alérgicos e também para os cientistas saberem um pouquinho mais sobre uma proteína chamada IL-10, que tem propriedades antialérgicas.
Durante a análise das amostras de sangue, os cientistas acharam uma bactéria chamada Acinetobacter e viram que ela está relacionada com essa proteína. Quanto mais desse microrganismo nós temos no corpo, mais IL-10 produzimos e mais saudáveis ficamos.
Os pesquisadores também perceberam que os adolescentes que moram nas cidades têm menos bactérias do tipo Acinetobacter do que aqueles que moram no campo.
Para Ilkka Hanski, que coordenou a pesquisa, conscientizar as pessoas sobre as vantagens de conviver com a natureza pode ajudar a diminuir o desmatamento das florestas. “As cidades devem construir mais espaços verdes, como parques”, afirma.
Por hora, pode preparar a cesta de piqueniques e procurar a área verde mais próxima de você!