Rex, Diná e Zíper passaram uma linda e ensolarada tarde na praia, com direito a mergulho e passeio de barco! Ficaram tão surpresos com a quantidade de cores e animais existentes debaixo d’água que decidiram compartilhar as experiências com você também.
Nossos mascotes observaram tudo durante o passeio com o barco que alugaram, e não desgrudaram da guia, que era bióloga. Logo que eles se afastaram da costa, Diná retirou da mochila um pequeno pacote cheio de pedaços de pão e biscoitos, que começou a lançar diretamente na água. Curioso, Zíper perguntou:
– O que você está fazendo, Diná?
– Estou alimentando os peixes, ora! – falou, jogando um biscoito inteiro na água. –Veja só o que acontece!
Logo, vários peixinhos coloridos se aproximaram da superfície para disputar as migalhas e os biscoitos atirados por Diná.
Zíper também levou um pacote de salgadinhos para o seu lanche e decidiu fazer a mesma coisa. Encheu a mão com os pequenos salgadinhos e também os jogou na água.
Rex começou a se preocupar com a quantidade de comida oferecida aos esfomeados peixes, franziu a testa e perguntou:
– Será que eles aguentam comer tudo isso? Mamãe sempre me diz para não exagerar nos salgadinhos e nos biscoitos para evitar problemas de saúde e com o peso…
– Não seja bobo, Rex – riu Zíper. – Peixes não têm problemas com o peso… Ou têm?
– Na verdade têm, sim! – interrompeu a guia. – Alguns peixes podem ter problemas graves de saúde por comer mal ou comer demais.
– Então os peixes também ficam doentes? – indagou Rex.
– Ficam. Assim como nós, os peixes precisam de quantidades balanceadas, isto é, controladas, de vitaminas, minerais e nutrientes. O pão, o biscoito e o salgadinho contêm muito amido, mas são pobres em vitaminas e outros nutrientes, prejudicando a dieta dos peixes. – explicou a guia.
– Por isso meus pais sempre dizem para eu comer frutas e verduras! – concluiu Rex.
– Já sei! – exclamou Zíper. – Mamãe mandou uma salada de brócolis para o meu lanche. Vamos dar aos peixes. Assim, eles terão uma comida mais saudável.
– Na verdade, não é uma boa ideia. – explicou a guia de novo. – Os peixes, assim como os demais animais, se alimentam de modo diferente de nós. Dentro do mar, existem vários alimentos adequados, que incluem larvas, crustáceos, algas, ovos e pequenos animais e plantas, o plâncton. Alguns peixes dependem de uma boa alimentação até mesmo para manter a cor do seu corpo, vocês sabiam? Ou seja, quanto melhor se alimentam, mais bonito e colorido fica seu corpo.
– Nossa! Não imaginava a importância da alimentação na vida dos peixes. – finalizou Diná.
Mal sabia nossa mascote que essa era apenas a primeira das muitas descobertas que faria naquele passeio. Acompanhe na próxima semana o final desta história!
Clique aqui para saber como termina esta aventura.