Respira fundo, preguiça!

Se alguma vez você já ficou de cabeça para baixo sabe que, nessa posição, é muito mais difícil respirar, já que seus órgãos pressionam os pulmões. Agora imagine como seria passar quase todo o tempo pendurado de cabeça para baixo em uma árvore? Pois essa é a vida da preguiça. Mas será que tal hábito faz com que esse mamífero respire com dificuldade? Aparentemente, não.

Graças a membranas que prendem seus órgãos às costelas, a preguiça consegue respirar com tranquilidade quando está de cabeça para baixo. (foto: Martha de Jong-Lantink / Flickr / <a href=https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/2.0/> CC BY-NC-ND 2.0 </a>)

Graças a membranas que prendem seus órgãos às costelas, a preguiça consegue respirar com tranquilidade quando está de cabeça para baixo. (foto: Martha de Jong-Lantink / Flickr / CC BY-NC-ND 2.0 )

Pesquisadores do Reino Unido e da Costa Rica mostraram que as preguiças possuem uma espécie de membrana que prende seus órgãos nas costelas – principalmente o estômago, que pode chegar a um terço do peso do animal –, impedindo que pressionem os pulmões.

Segundo a zoóloga Rebecca Cliffe, do Santuário das Preguiças, na Costa Rica, essas membranas permitem que a preguiça respire de cabeça para baixo da mesma forma que o faria se estivesse de cabeça para cima. E estar de ponta cabeça é muito importante para esse animal, já que confere a ele uma economia de 13% de energia.

A preguiça dorme entre 8 e 9 horas por dia e passa o resto do tempo descansando. (foto: Adam / Flickr / <a href=https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/2.0/>CC BY-NC-ND 2.0</a>)

A preguiça dorme entre 8 e 9 horas por dia e passa o resto do tempo descansando. (foto: Adam / Flickr / CC BY-NC-ND 2.0)

“Pode parecer pouco, mas economizar essa quantidade de energia para uma preguiça é bastante”, explica a pesquisadora. “Esse mamífero tem um metabolismo muito lento e precisa guardar o máximo de energia para sobreviver, já que, muitas vezes, leva um mês para digerir uma única folha”.

Corpo adaptado

Rebecca adiciona que o corpo da preguiça tem outras adaptações para ficar de cabeça para baixo a maior parte do tempo. “As membranas são apenas uma das adaptações, pois todos os seus órgãos internos são especializados. O estômago, por exemplo, tem uma válvula especial que impede que a comida retorne”, conta a zoóloga. “Elas também são capazes de engolir facilmente a comida mesmo quando estão de cabeça para baixo.”

Além de economizar energia, ficar de ponta-cabeça permite que as preguiças alcancem as folhas mais jovens que ficam nas pontas dos galhos das árvores. “Essas folhas são essenciais para a dieta das preguiças, pois são facilmente digeridas”, completa Rebecca.

Matéria publicada em 10.09.2014

COMENTÁRIOS

Envie um comentário

Mariana Rocha

Cresci gostando de fazer descobertas para escrever sobre elas. Na CHC consigo ser curiosa e escritora, tudo ao mesmo tempo!

CONTEÚDO RELACIONADO

Um mergulho com os peixes

Acompanhe o final da aventura de Rex, Diná e Zíper e suas descobertas no fundo do mar.