Raios!

Durante o verão a cena é comum. Nuvens escuras surgem de repente e a chuva começa. Em seguida, um relâmpago risca o céu. Que bonito! Logo depois vem o barulho do trovão. Que medo!

Os relâmpagos são descargas elétricas, semelhantes às correntes elétricas que passam pelos fios de nossas casas e que fazem os eletrodomésticos funcionarem. Mas são milhares de vezes mais fortes. Tão fortes que ao passarem pela atmosfera deslocam o ar e produzem um barulho intenso, o trovão. Repare que vemos o relâmpago antes de ouvir o trovão: isso acontece porque a luz é mais rápida que o som, por isso ela chega primeiro até nós.

Existem vários tipos de relâmpagos: dentro das nuvens, entre duas nuvens e até da nuvem para o alto. Os relâmpagos que ocorrem entre as nuvens e o solo são chamados raios.

Como podem prejudicar as pessoas, os raios são bastante estudados. Eles ocorrem em regiões onde existem grandes quantidades de cargas elétricas, capazes de produzir faíscas. Normalmente caem em um único lugar, mas, às vezes, eles se dividem e atingem vários pontos.

Como se proteger dos raios
Os raios podem ser perigosos e quando acontece uma tempestade elétrica é melhor se proteger. Não procure abrigo embaixo de árvores, pois, se elas forem atingidas, os galhos podem cair. Evite também lugares descampados, que possam ser alvo fácil para os raios. É mais seguro esperar a tempestade passar para jogar futebol, soltar pipa ou andar de bicicleta. Também é perigoso pescar ou ficar dentro d’água, seja no mar ou na piscina.

Já deu para perceber que a melhor opção para os dias de tempestade é ficar em casa. Mas evite falar ao telefone, tomar banho de chuveiro elétrico ou ligar a televisão. Se a rede elétrica for atingida por um raio, esses equipamentos podem pifar.

Para dias assim, a leitura é ótima opção!

Matéria publicada em 22.06.2000

COMENTÁRIOS

  • FreeClassificados.com

    Prezado(a) Administrador

    Acessamos o seu site para lhe oferecer
    Divulgação para seus produtos e serviços
    Somos um site de anúncios classificados grátis
    Faça um teste gratuitamente e veja os resultados
    Seu anúncio poderá ser encontrado no google
    Simples assim… Acesse:

    http://www.freeclassificados.com

    Você poderá se surpreender com os resultados

    Publicado em 26 de junho de 2018 Responder

  • maria laura

    nossa que legal

    Publicado em 11 de setembro de 2020 Responder

Bruno-Magalhaes

CONTEÚDO RELACIONADO

Um mergulho com os peixes

Acompanhe o final da aventura de Rex, Diná e Zíper e suas descobertas no fundo do mar.

Rex, Diná e Zíper em…

Um lanchinho para os peixes. É correto alimentar esses animais na natureza?