Quem mora no meu umbigo?

Você com certeza já ouviu muitas histórias sobre monstros que moram embaixo da sua cama, mas… Alguém já falou das criaturinhas que moram no seu umbigo? Aposto que não!

Cientistas da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, criaram o projeto Biodiversidade do Umbigo para conhecer os seres que vivem por lá. Quase cem pessoas tiveram o umbigo analisado e, só nesse grupo, os pesquisadores identificaram mais de 1400 tipos de bactérias.

Antes de sair correndo para o médico, saiba que essas criaturas vivem em harmonia com a gente e servem como um grande exército de defesa. Muitas estão no nosso umbigo (e por toda a pele, além da boca e do intestino) para nos proteger de microrganismos que geram doenças. “Para viver sem essas bactérias, teríamos que morar em uma bolha”, explica Robert Dunn, chefe da pesquisa.

Um detalhe curioso é que algumas bactérias que habitam o umbigo de uma pessoa são diferentes das que moram no umbigo de outra. Porém, é difícil explicar o porquê desta diferença e ela parece não ter relação com a genética ou com os hábitos de limpeza de cada um. “Nós analisamos seis famílias e a comunidade microbiana de cada membro era muito diferente”, conta Nina Rountree, pesquisadora do projeto Biodiversidade do Umbigo.

Durante o estudo, além de encontrar uma grande quantidade de bactérias já conhecidas, os cientistas descobriram 662 novas espécies, mostrando que o umbigo pode ter muito a nos ensinar sobre biodiversidade bacteriana.

Mas olhe lá: não vale usar a biodiversidade do umbigo como desculpa e parar de tomar banho! A falta de higiene permite a entrada de outras bactérias que podem deixar você doente, então, o ideal é estar sempre limpinho e cheiroso.

Matéria publicada em 25.08.2011