Que barulho é esse?

A natureza nos reserva cada surpresa… Dá para acreditar que um pássaro seja capaz de imitar quase todo tipo de som?! Choro de bebê, instrumentos musicais, máquinas e outros bichos… Tudo isso é moleza para a ave-lira. Os barulhos que ela faz são uma mistura entre o seu próprio canto e vários outros sons que ouviu por aí.

Muitas aves têm a capacidade de imitar sons, como o papagaio e o xexéu, por exemplo. Eles fazem isso para se comunicar com outras espécies. Mas a ave-lira é a que faz as melhores imitações. Quer saber por que isso acontece?

O biólogo Luís Fábio Silveira, do Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo (USP), explica: “A ave-lira tem a musculatura da siringe (órgão onde são produzidos os sons) com características especiais. Por ter esse órgão mais desenvolvido que o de outras aves, ela consegue elaborar sons mais complicados, como o de uma serra elétrica, por exemplo.”

Além de perfeita imitadora… ave paqueradeira!

Está vendo essas penas enormes no rabinho da ave-lira? Pois é com elas que o macho da espécie conquista sua pretendente. Tanto as imitações de sons como a cauda diferente são usados para paquerar…

Outro fato interessante é que a ave-lira é o maior pássaro da ordem dos passeriformes que existe: ela mede um metro de comprimento! Os passeriformes são esses animais que chamamos de passarinhos: são aves pequenas, que gostam de cantar e que se alimentam de sementes, frutas e pequenos invertebrados.

A ave-lira pode ser encontrada na Austrália, em áreas de arbustos e florestas. O Brasil não possui nenhum exemplar dessa espécie, mas não é por isso que você deixará de saber mais sobre ela! Basta clicar aqui.

Matéria publicada em 14.06.2011