Que barulho é esse?


A natureza nos reserva cada surpresa… Dá para acreditar que um pássaro seja capaz de imitar quase todo tipo de som?! Choro de bebê, instrumentos musicais, máquinas e outros bichos… Tudo isso é moleza para a ave-lira. Os barulhos que ela faz são uma mistura entre o seu próprio canto e vários outros sons que ouviu por aí.

Muitas aves têm a capacidade de imitar sons, como o papagaio e o xexéu, por exemplo. Eles fazem isso para se comunicar com outras espécies. Mas a ave-lira é a que faz as melhores imitações. Quer saber por que isso acontece?

O biólogo Luís Fábio Silveira, do Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo (USP), explica: “A ave-lira tem a musculatura da siringe (órgão onde são produzidos os sons) com características especiais. Por ter esse órgão mais desenvolvido que o de outras aves, ela consegue elaborar sons mais complicados, como o de uma serra elétrica, por exemplo.”

Além de perfeita imitadora… ave paqueradeira!

Está vendo essas penas enormes no rabinho da ave-lira? Pois é com elas que o macho da espécie conquista sua pretendente. Tanto as imitações de sons como a cauda diferente são usados para paquerar…

Outro fato interessante é que a ave-lira é o maior pássaro da ordem dos passeriformes que existe: ela mede um metro de comprimento! Os passeriformes são esses animais que chamamos de passarinhos: são aves pequenas, que gostam de cantar e que se alimentam de sementes, frutas e pequenos invertebrados.

A ave-lira pode ser encontrada na Austrália, em áreas de arbustos e florestas. O Brasil não possui nenhum exemplar dessa espécie, mas não é por isso que você deixará de saber mais sobre ela! Basta clicar aqui.

 

Matéria publicada em 14.06.2011

COMENTÁRIOS

Envie um comentário

Nicolly Vimercate

CONTEÚDO RELACIONADO

Um mergulho com os peixes

Acompanhe o final da aventura de Rex, Diná e Zíper e suas descobertas no fundo do mar.