Por dentro das cadeias alimentares

As espécies que vivem em um mesmo ambiente estão ligadas entre si, como elos de uma grande corrente. O motivo que as une é o alimento: uns servem de alimento aos outros, transferindo-lhes a matéria que forma seus corpos e a energia que acumulam para realizar as suas funções vitais.

O primeiro elo dessa ’cadeia alimentar’ é formado pelos vegetais, que usam a luz do sol, na fotossíntese, para produzir energia. Por conta de serem os primeiros a receber a energia do sol – a única fonte externa de energia em nosso planeta – e a transformá-la, os vegetais são chamados de produtores. Os elos seguintes da cadeia alimentar são formados pelos consumidores – seres vivos que, incapazes de produzir o próprio alimento, conseguem-no comendo outros seres vivos.

Existe uma ordem entre os consumidores: os consumidores primários, ou de primeira ordem, são os que se alimentam dos produtores; os secundários, ou de segunda ordem, alimentam-se de consumidores primários e os terciários… Bem, essa cadeia pode ter muitos elos de consumidores, dependendo da riqueza de espécies que convivem no mesmo ambiente. Há ambientes tão diversificados que as cadeias alimentares acabam se tornando complexas teias alimentares.

Nas cadeias alimentares, além dos produtores e consumidores, há também o importante elo dos decompositores, seres que se alimentam de cadáveres. São eles os seres vivos capazes de degradar substâncias orgânicas, tornando-as disponíveis para serem assimiladas pelos produtores. Com eles, a cadeia alimentar é realimentada e pode perpetuar-se.

Matéria e energia passam de um elo a outro da cadeia alimentar: dos produtores aos consumidores e, destes, ao decompositores. Parte da energia é consumida em cada elo, pelas atividades que os seres vivos desenvolvem para sobreviver; aos últimos elos sobram parcelas cada vez menores de energia. Daí falarmos em fluxo de energia. No caso da matéria, falamos em ciclo da matéria, uma vez que não há perda ao longo do trajeto.

A teia da vida
Seres vivos que habitam a Terra estão todos interligados em uma grande rede

Existem na Terra milhões de espécies de seres vivos, cada uma desempenhando um papel único em relação ao todo. Toda essa “multidão” de seres vivos que os cientistas chamam de biosfera está comprimida em uma estreita faixa de terra, água e ar de cerca de um quilômetro de espessura e espalhada por cerca de meio bilhão de quilômetros quadrados de superfície.

Entre os seres vivos que habitam esse planeta, podemos encontrar os mais diversos tipos e variações. E – tal qual uma história sem fim – os cientistas tentam exaustivamente enquadrar e classificar essa imensa variedade de seres em grupos, para melhor estudá-los e entendê-los. Há desde pequenas bactérias até as grandes baleias; como há também desde os que produzem seu próprio alimento, como as plantas, até aqueles que dependem do alimento produzido pelos outros, como os animais. Não é à toa que se diz que a biodiversidade nesse planeta é imensa. Temos mesmo uma diversidade de formas de vida impressionante.

Mas temos também um problema: toda essa imensa variedade de seres vivos está interligada como uma imensa teia viva e depende da energia do sol que chega à superfície do nosso planeta. Para piorar nossa situação, há uma agravante: a energia do sol que chega é pequena – apenas cerca de 10% – e conforme vai sendo usada pelos seres vivos vai diminuindo. Vivemos, portanto, em constante ’luta’ em busca de energia e nossa forma de obtê-la é nos alimentarmos daqueles que a armazenam em seu organismo.

cadeia4.jpg Quando chega à superfície da Terra, a energia é fixada pelos vegetais, através da fotossíntese. Depois, a energia passa para os insetos ou outros herbívoros que se alimentam das plantas; dos insetos, a energia vai para os camundongos ou outros carnívoros inferiores que se alimentam de herbívoros; dos camundongos, a energia passa para cobras, que deles se alimentam e, assim por diante, vai se formando uma cadeia alimentar – em que matéria e energia vão passando de ser vivo a ser vivo até chegarem aos carnívoros superiores, como as águias, os tigres e os tubarões brancos. Ocupando o ponto extremo da cadeia alimentar, essas espécies só são consumidas por parasitas – as bactérias e os fungos especializados em decompor cadáveres.

Parte da energia que chega a um ser vivo é gasta em suas atividades de sobrevivência – no crescimento e na reprodução, por exemplo. Portanto, para o nível seguinte da cadeia alimentar passará sempre menos energia do que entrou. É por isso que os carnívoros superiores, que ocupam posições terminais nas cadeias alimentares, estão sempre em risco de extinção. Para eles sobra sempre uma parcela pequena de energia disponível. Além disso, qualquer quebra na cadeia alimentar coloca sua posição em risco.

Matéria publicada em 09.07.1998

COMENTÁRIOS

  • Giovana Kirilo da Silva

    A cadeia alimentar é muito importante para a sobrevivência dos seres vivos, para dar as energias que precisam para sobreviver.

    Publicado em 19 de maio de 2020 Responder

    • Paulo Renato

      E tão complexo isso mais tão fácil de entender a teia alimentar e incrível isso

      Publicado em 10 de julho de 2020 Responder

    • Iris Mariah

      Amei vai ter uma prova na minha escola e isso me ajudou muito 🙂

      Publicado em 28 de outubro de 2020 Responder

    • Maria Eduarda Camargo Da Silva

      Sim é muito importante para a sobrevivência deles.

      Publicado em 24 de fevereiro de 2021 Responder

      • Maria Eduarda Camargo Da Silva

        A Cadeia alimentar é a relação entre mátéria e energia que os seres vivos utilizam para sobreviver.

        Publicado em 24 de fevereiro de 2021

  • Sophia vitória de oliveira ferruci

    Exemplo do que eu entendi plantas depois vem as lagartas depois vem os sapos e por fim a águia. Assim forma a cadeia Alimentar.

    Publicado em 19 de maio de 2020 Responder

    • Maria Clara Pereira Davd

      isso msm

      Publicado em 8 de junho de 2020 Responder

  • Moisés nunes pais

    legal porque um morre para sustentar o outro, para seguir adiante.

    Publicado em 21 de maio de 2020 Responder

  • Yuri Mauricio do Nascimento e Silva

    A cadeia alimentar deve ser seguida sempre,por exemplo: se todas as plantas morrerem, os animais herbívoros também morrem, se todos os herbívoros morrerem os carnívoros morrem, por que ficam sem carne. Por isso que a cadeia alimentar nunca deve quebrar.

    Publicado em 22 de maio de 2020 Responder

    • Gabrielly Santos da Silva- 4° ano- Colégio Cores Vivas

      A cadeia alimentar é composta por produtores, consumidores e decompositores. Os produtores são as plantas porque produzem seu próprio alimento. Depois vem os consumidores primários, que são os herbívoros, como os gafanhotos. Em sequência, os consumidores secundários que são os carnívoros, como o leão. Depois vem os consumidores terciários, que são os onívoros, e como exemplo, temos o ser humano e o urso. Ao final da cadeia alimentar temos os decompositores, que são os fungos e as bactérias.

      Publicado em 8 de julho de 2020 Responder

  • Daniel

    Muito muito bom mesmo. Me ajudou muito

    Publicado em 27 de maio de 2020 Responder

  • Elisa Borges Rodrigues

    Achei muito importante esta informação, vai me ajudar muito na escola.

    Publicado em 3 de junho de 2020 Responder

  • Maria Clara Pereira Davd

    POR EXEMPLO o rato come a grama e o gato come o rato e a raposa come o gato e a onça come a raposa foi isso que eu entendi

    Publicado em 8 de junho de 2020 Responder

  • Nícolas Dias

    Muito bom o texto, esclareceu para mim a importância de cada ser vivo na cadeia alimentar independente de seu tamanho.

    Publicado em 9 de junho de 2020 Responder

    • Wilson Santos Conceição Junior

      Colégio Cores Vivas
      4 série

      Eu gostei muito do vídeo e foi bem explicativo é enriquecido no assunto e com isso aprendi mais ainda

      Publicado em 8 de julho de 2020 Responder

  • Ilton Yuri

    Gostei muito do texto, eu entendi sobre a cadeia alimentar

    Publicado em 11 de junho de 2020 Responder

  • Bernardo Rodrigues da Silva

    É a lei da natureza, todos os seres vivos dependem um do outro para sobreviverem.
    Achei muito importante este assunto, fala sobre como os animais dependem um do outro.

    Publicado em 16 de junho de 2020 Responder

  • Sophia Gobo

    Muito bom o texto, a cadeia alimentar é muito importante para o planeta. cada espécie tem sua função.

    Publicado em 22 de junho de 2020 Responder

  • Brian Miguel Gonçalves de Campos

    Eu entendi que a cadeia alimentar é importante para o planeta e que cada animal tem sua função nela.

    Publicado em 24 de junho de 2020 Responder

  • Marcos

    Eu entendi que também posso misturar o animais da floresta com os animais aquático

    Publicado em 24 de junho de 2020 Responder

  • Giullia

    É muito legal a gente saber dessas coisas tem interessante ????

    Publicado em 2 de julho de 2020 Responder

  • Dan

    hum..gostei bastante o texto da para ser bem interpretado

    Publicado em 7 de julho de 2020 Responder

    • Luana Oliveira do Nascimento ??

      Bom…. Eu já tinha aprendido um pouco de cadeia alimentar ,porém hj lendo esse texto Vi mais a profundamente a cadeia é um pouco confuso ela em si ,só q da pra aprender eu gostei de ver como os seres vivos se alimentam e tudo mais.

      Publicado em 16 de julho de 2020 Responder

      • hamudahadiddi

        eu nao acho

        Publicado em 21 de fevereiro de 2022

  • Maria Eduarda Barreto Profeta Nevis

    É muito legal e divertido, e temreçate

    Publicado em 8 de julho de 2020 Responder

  • Leví Santana Souza

    A cadeia alimentar ocupa um lugar muito importante na vida dos seres vivos, por que ela garante o equilíbrio do planeta, pois quando um desses animais deixam de existir toda a cadeia alimentar sofre uma grande mudança fazendo aumentar ou diminuir determinadas espécies de animais.

    Publicado em 8 de julho de 2020 Responder

  • Andressa Araujo Oliveira

    Por quausa da caça alguns animais está ficando em extinção foi isso que eu entendi

    Publicado em 8 de julho de 2020 Responder

  • Bruna santos ❤?

    Eu entendi que a cadeia alimentar é impossível para o planeta e que cada animal tem sua função nela ❤

    Publicado em 8 de julho de 2020 Responder

  • Leví Santana Souza. COLÉGIO CORES VIVAS 4°Ano

    A cadeia alimentar ocupa um lugar muito importante na vida dos seres vivos, por que ela garante o equilíbrio do planeta, pois quando um desses animais deixam de existir toda a cadeia alimentar sofre uma grande mudança fazendo aumentar ou diminuir determinadas espécies de animais.

    Publicado em 8 de julho de 2020 Responder

  • Maria Edurda Colegio Cores vivas 4 ano profesora Hilda 8/07/2020

    Apesar de todos os animais serem consumidores,eles ocupam posições diferentes na cadeia alimenta

    Publicado em 8 de julho de 2020 Responder

  • Júlia Laís 4 ano

    Colégio : cores vivas
    Data : 08/07/2020
    Educando : Júlia Laís

    A cadeia alimentar é muito importante para os seres vivos
    Ela ajuda o planeta, porque quando ela não existe algumas espécies entra em extinção. Isso é muito ruim.

    Publicado em 8 de julho de 2020 Responder

  • Guilherme Augusto Coceicao da Silveira Colégio cores vivas 4 ano

    Eu endedir que a cadeia alimentar inicia-se com um produtor e finaliza- se com descompositor que nem sempre é representado , que se alimentam uns dos outros .

    Publicado em 8 de julho de 2020 Responder

  • Samilly Peixoto de Souza -,4 ano , prof Hilda Colégio Cores Vivas.

    Pelo que estudei sobre cadeia alimentar aprendi que é uma sequência de seres vivos em que um serve de alimento para o outro. Cada ser vivo é essencial para a cadeia alimentar. Onde os consumidores,produtores e decompositores formam a cadeia alimentar.

    Publicado em 8 de julho de 2020 Responder

  • Maria Clara Cerqueira da conceição 4° ano colégio cores vivas

    Eu entendi que por causa da caça alguns animais estão em extinção !

    Publicado em 8 de julho de 2020 Responder

  • Pedro Henrique Araújo Conceição da Silva. / Colégio Cores Vivas

    Através do texto pude entender que o primeiro elo da cadeia alimentar é o vegetal e apartir daí vai passando de ser vivo em ser vivo até chegar aos carnívoros superiores. E assim inicia-se o ciclo novamente.
    Gostei também da parte em que fala da importância da energia solar para nossa sobrevivência.

    Publicado em 8 de julho de 2020 Responder

  • Andressa Araujo Oliveira Colégio Cores Vivas 4 ano

    Por causa da caça alguns animais está ficando em extinção e por isso pode fautar alimentos para os carnívoros ai eles pode morrer iai os animais ficam em extinção eu entendi isso

    Publicado em 8 de julho de 2020 Responder

  • Bruna dos Santos Pereira Colégio cores vivas 4 ano professora tia Hilda

    Eu entendi que a cadeia alimentar é importante para o planeta e que cada animal tem sua função nela.

    Publicado em 9 de julho de 2020 Responder

    • Wilson Santos Conceição Junior

      Colegio Cores Vivas

      Eu entedir que se um animal faltar causa grande desequilíbrio na cadeia alimentar e tbm que o decompositor é muito importante porque ele que tá alimento para animais que comem esse decompositor .

      Publicado em 16 de julho de 2020 Responder

  • Sarah. Cores vivas. 4 ano. Tia Hilda

    Eu entende que por conta da caças os animaes que se alimentãouns dos outros se prejudicão e ficom sem alimento e ai que comesa a estinsao aprende bastante

    Publicado em 9 de julho de 2020 Responder

  • Fernanda Gomes do nascimento 4ano colégio cores

    O vegetal é o produtor, ele absorve a luz solar e cresce alimentando o grilo, um animal herbívoro ou seja se alimenta somente de plantas, o grilo alimenta o sapo um animal carnívoro, sua dieta é se alimentar de outros animais, comendo a carne, o ser humano se alimenta tanto de vegetais quanto de animais chamado de ornivero, a cadeia alimentar é composta pelos primários, secundários, terciários, e os decompositores.

    Publicado em 9 de julho de 2020 Responder

  • Rafaela teixeira Conceição Neri colegio cores vivas pro Hilda

    Os Vegetais ocupam o primeiro nível na cadeia alimentar e os animais precisão uns dos outros para se alimentar e sobreviver se algum animal faltar o outro animal fica sem se alimentar e assim acontece o desequilíbrio da cadeia alimentar

    Publicado em 9 de julho de 2020 Responder

  • Ester sena

    O alimento é o principal elo que une às espécies que vivem no mesmo ambiente, apesar de serem diferentes. Os consumidores primários, secundários e terciários fazem parte das variedades de seres vivos , que depende de 10% da luz solar, das plantas e insetos que fazem parte do processo da cadeia alimentar . Colégio Cores Viva , 4 Ano , Ester sena Tia Hilda

    Publicado em 9 de julho de 2020 Responder

  • Poliana Santana oliveira .- 4°- ano -COLÉGIO CORES VIVAS _

    Os vegetais ocupam o primeiro nível na cadeia alimentar e os animais precisão uns dos outros para se alimentar e sobreviver se algum animal faltar o outro animal fica sem se alimentar e assim acontece o desequilíbrio na cadeia alimentar e impossível para para o planeta e que cada animal tem sua função nela .

    Publicado em 9 de julho de 2020 Responder

  • Samuel

    Texto bom me ajudou muito

    Publicado em 15 de julho de 2020 Responder

  • Samuel

    Texto bom me ajudou muitíssima

    Publicado em 15 de julho de 2020 Responder

  • Guilherme

    Muito bom

    Publicado em 21 de julho de 2020 Responder

  • Heloisa Laus Ignacio

    Achei o texto interessante e legal para nos aprender

    Publicado em 22 de julho de 2020 Responder

  • Kaue fernandes¯\_(ツ)_/¯

    Cadeia alimentar é muito importante para os seres vivos

    Publicado em 5 de agosto de 2020 Responder

  • Guilerme

    Ain nobru apelão

    Publicado em 18 de agosto de 2020 Responder

  • Brunno Otavio da Silva Candido

    a cadeia alimentar é importante para o controle de pragas.

    Publicado em 10 de setembro de 2020 Responder

  • Mateus câmara santos 4ano a

    Gostei muito do texto achei que explicou muito bem sobre a cadeia alimentar

    Publicado em 14 de setembro de 2020 Responder

  • ARTHUR- 4 ANO D

    Eu achei o texto interessante, mas já sabia das informacoes contidas nele. De toda forma é importante ler mais sobre o assunto.

    Publicado em 16 de setembro de 2020 Responder

  • Gabriel Alves Brandão

    O texto me ensinou mais sobre a cadeia alimentar!
    O texto ficou ótimo e muito interessante, assim facilitou o aprendizado.
    A cadeia alimentar é muito importante para a sobrevivência dos seres vivos, e para dar as energias que precisamos para sobreviver.

    Publicado em 12 de novembro de 2020 Responder

  • melody

    esse texto chato e idiota

    Publicado em 18 de novembro de 2020 Responder

  • Laura Zaratini Simone

    não e nada ele foi feito para nos aprendermos vc quer ser alguem na vida para mim vc não quer ser

    Publicado em 18 de novembro de 2020 Responder

  • Seqso de silva pinto

    Ola web amigos fiquem calmos

    Publicado em 29 de novembro de 2020 Responder

  • Dante Dell’Aquila

    Adoro esse tema da cadeia alimentar por que estamos nela e tudo parece que sempre vamos estar e também o texto explicou isso muito bem

    Publicado em 1 de dezembro de 2020 Responder

    • Catarina Fróes Salgado

      É verdade, eu concordo com o dante. É muito legal esse tema, e o texto realmente é bom!!!

      Publicado em 1 de dezembro de 2020 Responder

      • Laura K̷i̷l̷l̷E̷r̷???

        Laura custódio
        Sisi concordo totalmente

        Publicado em 1 de dezembro de 2020

  • Lorenzo groth Cosmam

    Na cadeia alimentar,organismos estabelecem relacoes de alimentacao em um ecossistema .A cadeia e composta por pridutores consumidores e decompositores.No meio ambiente,os seres vivos se interragen entre su transferindo materia e energia por meio de nutrição

    Publicado em 8 de dezembro de 2020 Responder

  • otávio g. s. b.

    que bosta é essa?

    Publicado em 9 de fevereiro de 2021 Responder

  • isac,fiorese

    amo animais

    Publicado em 11 de fevereiro de 2021 Responder

  • Cauã Franco Baptista

    A cadeia alimentar é assim:

    Insetos comem plantas.

    Predadores pequenos comem insetos.

    Predadores médios comem predadores pequenos.

    Predadores grandes comem predadores medios.

    E predadores que mandam comem predadores grandes.

    Publicado em 22 de fevereiro de 2021 Responder

  • Nicole Jundi

    A cadeia alimentar é importante para a sobrevivência

    Publicado em 26 de fevereiro de 2021 Responder

  • Gustavo

    muito bom

    Publicado em 3 de março de 2021 Responder

  • Tomas Turbano

    Achei mt bom vai me ajudar muito

    Publicado em 4 de março de 2021 Responder

  • Tetê kids

    a cadeia alimentar é um / o processo mais importante da natureza, sem ela os seres humanos não estariam vivos…… bom… é o que eu acho =) =P

    Publicado em 15 de março de 2021 Responder

  • Anna Clara Costa Alves

    Ola este texto foi muito informativo precisei muito dele eu sou pequena e estou no 3 ano então desculpa se escrevi errado

    Publicado em 17 de março de 2021 Responder

  • JULIA OU JUJUBA

    EU ESTUDO NO LATO SENSO E ESTOU NO 4 ANO VOU PARA O 5 ANO E MINHA PROFESSORA DE SIENCIAS ME ENSINO SOBRE A CADEIA ALIMENTAR TENHO 8 ANOS VOU FAZER 9 EM ABRIL DIA 28 ESTOU EM PROVA TCHAU

    Publicado em 30 de março de 2021 Responder

  • JULIA OU JUJUBA

    DESCUPE PELO ERRO DE CIÉNCIAS

    Publicado em 30 de março de 2021 Responder

  • Pedro H.E

    muito bom e bem interessante

    Publicado em 30 de março de 2021 Responder

  • ANA JULIA

    OI BOM DIA

    Publicado em 31 de março de 2021 Responder

  • ANA JULIA

    VOCES ESTÃO BEM

    Publicado em 31 de março de 2021 Responder

  • ANA JULIA

    EU TAM BEM ESTUDO NO LATO SENSO

    Publicado em 31 de março de 2021 Responder

  • CAIO

    EU AMEI

    Publicado em 31 de março de 2021 Responder

  • João Lucas

    Eu João Lucas gostei muito das noticias aprendi muito.

    Publicado em 13 de abril de 2021 Responder

  • Fernanda

    Eu amei amanhã teho prova vai me ajudar muito

    Publicado em 18 de abril de 2021 Responder

  • Samuel Arruda Rangel turma 301

    A cadeia alimentar serve como um ciclo da vida dos Animais para sobreviver.

    Publicado em 28 de abril de 2021 Responder

  • Samara de Jesus Santos Turma 301

    Gostei muito do texto pois estava com dúvidas a respeito da cadeia alimentar e esclareceu minhas dúvidas. Fala a respeito dos animais insetos ,produtores etc… Gostei da explicação muito boa mesmo

    Publicado em 28 de abril de 2021 Responder

  • Mariana Guimarães Goivães

    Texto muito bom, pois a cadeia alimentar é importante para manter o equilíbrio no ecossistema.

    Publicado em 28 de abril de 2021 Responder

  • Luiz Guilherme Santos Horacio 304

    Sem esse processo de sobrevivência as espécies morreriam. A sua importância e para o equilíbrio turma de vidas o ecossistema

    Publicado em 1 de maio de 2021 Responder

  • Camila da Costa Lima – Turma 304

    Gostei muito de aprender sobre a cadeia alimentar, é muito importante para as pessoas e animais.

    Publicado em 3 de maio de 2021 Responder

  • Lara Luiza

    Foi divertido aprender mais sobre as cadeias alimentares.

    Publicado em 3 de maio de 2021 Responder

  • Manuela Mendonça Romão – turma 304

    Achei bem legal! Nós precisamos gastar menos energia.

    Publicado em 5 de maio de 2021 Responder

  • Daniela de Andrade Tavares Bastos – turma 304

    Achei muito legal a matéria a cadeia alimentar e importante para as pessoas , para os animais e para o mundo inteiro.

    Publicado em 6 de maio de 2021 Responder

  • Matheus

    OBRIGADO AGORA TO PREPARADO PARA UMA PROVA DA MINHA ESCOLA

    Publicado em 6 de maio de 2021 Responder

  • Matheus

    OBRIGADO AGORA TO PREPARADO PARA UMA PROVA DA MINHA ESCOLA #OBG

    Publicado em 6 de maio de 2021 Responder

  • Matheus

    OBRIGADO AGORA TO PREPARADO PARA UMA PROVA DA MINHA ESCOLA #OBG 🙂

    Publicado em 6 de maio de 2021 Responder

  • Pedro

    eu gostei de saber mais sobre a cadeia alimentar!

    Publicado em 10 de maio de 2021 Responder

  • Miguel Santiago Santos

    adorei é muito importante a gente apredender sobre tudo que vive a nossa volta

    Publicado em 10 de maio de 2021 Responder

  • Eduarda.arvatti

    A cadeia alimentar e um assunto muito importante!!

    Publicado em 12 de maio de 2021 Responder

  • Davi da silva borges

    a cadeia alimentar e muito enportante para os carnivóros porque eles não gostão de comer planta eles gostão de comer outros animais.
    auguns animais também não gostão de carne como coelho ele come vegetais e plantas, girafa tem um pescoso longo para comer as folhas.

    Publicado em 26 de maio de 2021 Responder

  • Julia Carta Donadi

    amei saber mais sobre a cadeia alimentar aprendi muito

    Publicado em 7 de junho de 2021 Responder

  • Bernardo Gomes

    Gostei muito do livro! Achei muito interessante!

    Publicado em 12 de agosto de 2021 Responder

  • Maria Coutinho

    Legal.

    Publicado em 24 de agosto de 2021 Responder

  • Maria Coutinho

    Eu tive uma atividade com esse texto..

    Publicado em 24 de agosto de 2021 Responder

  • Francisco Queiroz

    Foi muito legal estudar a cadeia alimentar .

    Publicado em 27 de setembro de 2021 Responder

  • Jeovana Luiza

    Legal, ajudou muito nos estudos, pois esse assunto vai cair na prova de ciências da minha escola. Muito obrigada mesmo, de ❤️?

    Publicado em 20 de maio de 2022 Responder

  • Amanda

    Amei demais saber vai me ajudar mais.

    Publicado em 7 de junho de 2022 Responder

Vera-Rita-Costa

CONTEÚDO RELACIONADO

Um mergulho com os peixes

Acompanhe o final da aventura de Rex, Diná e Zíper e suas descobertas no fundo do mar.

Rex, Diná e Zíper em…

Um lanchinho para os peixes. É correto alimentar esses animais na natureza?