Pés na estrada


Na CHC 227, você leu o relato da aventura de três brasileiros que, em 1928, embarcaram em uma missão praticamente impossível: mapear e abrir o caminho de uma grande estrada que começaria na América do Sul, atravessaria a América Central e terminaria na América do Norte. Foram necessários dez anos para concluir a chamada Estrada Pan-Americana. Agora, mais de 80 anos depois, uma nova expedição revive as façanhas da original. É hora de embarcar em outra aventura!

Ela começa em 1998, quando o engenheiro e historiador Beto Braga tomou conhecimento da expedição da Estrada Pan-Americana. Braga morava na Bolívia, e ali conheceu o filho do tenente Leônidas de Oliveira, líder da missão. Ele ainda preservava o diário do pai, com todos os detalhes daquela aventura vivida a bordo de dois carros Ford Modelo T.

Ela começa em 1998, quando o engenheiro e historiador Beto Braga tomou conhecimento da expedição da Estrada Pan-Americana. Braga morava na Bolívia, e ali conheceu o filho do tenente Leônidas de Oliveira, líder da missão. Ele ainda preservava o diário do pai, com todos os detalhes daquela aventura vivida a bordo de dois carros Ford Modelo T.

Apaixonado por automóveis e uma boa história, Braga começou a investigar o que acontecera entre 1928 e 1938, período em que Leônidas de Oliveira, junto com o oficial da Aeronáutica e especialista em engenharia Francisco Lopes da Cruz e o experiente mecânico Mário Fava, cruzaram 15 países e 28 mil quilômetros com nada de tecnologia e muita coragem.

Além do diário de Leônidas de Oliveira, Braga teve a sorte de conhecer Fava, último dos expedicionários ainda vivo na época. Fava trazia na memória muitos relatos da façanha concluída no século passado. O historiador também mergulhou em pesquisas e juntou um grande acervo de fotos e documentos que deram origem ao livro “O Brasil através das três Américas” (Canal 6 Editora).

Braga decidiu refazer o trajeto percorrido pelos expedicionários. Além do gosto pela estrada, ele queria divulgar o feito do trio aventureiro, que, segundo ele, curiosamente não ganhou o destaque merecido ao voltar para o Brasil, nem um registro à altura na História. Então, com esposa e filhos, Braga colocou mãos, e rodas, à obra!

A bordo de um carro Ford Excursion, e com muito mais conforto e tecnologia que os expedicionários originais, a família Braga está na estrada há uns seis meses. A viagem deve durar um ano, em um percurso ainda maior do que o primeiro – 62 mil quilômetros, o que inclui, além dos países visitados em 1928, a Rota 66, nos Estados Unidos, e paradas no Canadá e no Alasca.

Em cada parada, Braga e sua família divulgam o feito de Oliveira e companhia, além de pesquisar documentos históricos sobre a passagem do trio brasileiro em cada país. Além disso, estão filmando a viagem para mostrar o impacto social, cultural e econômico que a estrada teve em cada comunidade que atravessa. A ideia é fazer um documentário sobre toda essa aventura.

Novos desafios
Na expedição original, Oliveira, Lopes da Cruz e Fava acampavam pelo caminho, sempre contando com a ajuda da população local, que lhes dava comida e ajudava a abrir a estrada. Apesar de desfrutar de mais segurança e comodidade, hospedando-se em hotéis e com um carro que é quase um caminhão, cheio de mantimentos, a família Braga passou por alguns sustos durante a viagem.

Ficaram apreensivos, por exemplo, ao passar por áreas de risco na Colômbia, em Honduras e na Guatemala, além da fronteira do México com os Estados Unidos. A comida também exige atenção: na Bolívia, eles estranharam a gastronomia local – na expedição original, Oliveira passou por maus bocados com uma infecção alimentar no México… O clima seco e a altitude de algumas regiões também incomodaram, mas não impediram a expedição original, nem a atual, de seguir caminho.

O trajeto, aliás, registra feitos heróicos que quase viraram lendas! Fava, por exemplo, chegou a despencar de carro de uma ladeira no Equador e depois de um abismo no Peru, e saiu ileso nas duas ocasiões… O Intrépido Mecânico morreu em 2000, aos 93 anos. Ele foi o último dos expedicionários em contar sua história que, ainda bem, resistiu ao tempo!

Matéria publicada em 22.09.2011

COMENTÁRIOS

Envie um comentário

Elisa Martins

CONTEÚDO RELACIONADO

Um mergulho com os peixes

Acompanhe o final da aventura de Rex, Diná e Zíper e suas descobertas no fundo do mar.