Pele, unha e cabelo

Imagine o que aconteceria se você parasse de cortar os cabelos e as unhas. Até onde eles iriam? Bem, na verdade, cabelos e unhas só crescem enquanto são cortados. Quando não, chega uma hora em que param de crescer. Essa hora depende das características genéticas de cada pessoa, características herdadas da mãe e do pai.

Os cabelos e as unhas são formados por células epiteliais, isto é: as mesmas que formam a pele. Esta é composta por três camadas principais: a epiderme, onde estão as células epiteliais; a derme; e a hipoderme (veja figura abaixo). Pele, unhas e cabelos funcionam como barreiras, protegendo a pele contra a agressão causada pela ação do tempo, traumatismos e microrganismos.

O crescimento e a forma dos cabelos e unhas são comandados por células matrizes. Essas células possuem uma espécie de “memória”, que mantém o padrão de cada um, ou seja: a espessura do fio de cabelo, o formato da unha etc. Mas essa “memória” pode ser alterada, como acontece quando prendemos o dedo na porta e a unha passa a crescer com uma distorção. Outras vezes, as células matrizes não são atingidas e a deformação vai se deslocando até chegar na ponta da unha e ser cortada. Os hormônios – substâncias produzidas pelo nosso organismo – e as características genéticas de cada povo também influenciam no crescimento de cabelos e unhas.

Você já ouviu alguém dizer que quem se aborrece fica com cabelo branco? Isso realmente pode acontecer. Infecções e estresse podem provocar a queda, a desnutrição e a alteração da cor dos cabelos. Mas depois da cura, se a infecção não atingir as células matrizes, tudo volta ao normal.

Geralmente, uma unha da mão demora cerca de seis meses para crescer da raiz até a ponta. No pé, esse tempo é maior: vai de oito meses a um ano. Já os cabelos e demais pêlos alternam períodos de crescimento e de repouso, de acordo com a região do corpo. Os cabelos, por exemplo, crescem por vários anos e ficam de repouso cerca de três meses, voltando a crescer depois. Além disso, os fios não crescem todos ao mesmo tempo.

Mas não são só as unhas e os cabelos que se renovam. As células que compõem as camadas mais internas da epiderme vão, aos poucos, para fora do corpo, só que a gente não percebe. No caminho, elas mudam de forma, perdem o núcleo e morrem, formando a camada externa da epiderme, que depois se solta. Durante o processo de renovação, que dura cerca de 45 dias, várias células se duplicam, criando outras. Quando nos machucamos, a casca de ferida que se forma é uma célula morta que vai subindo até cair. Para tapar o buraco, o organismo começa a produzir um número maior de células do que o normal. Nesse caso, como essa parte do corpo fica sem a proteção da pele, não podemos esquecer de limpar e desinfetar o machucado, por mais que arda e doa. Afinal, como dizem os adultos: “O que arde, cura!”

Matéria publicada em 11.06.2010

COMENTÁRIOS

  • Anna Elise

    Meus pais não dizem isto, não!

    Publicado em 6 de janeiro de 2019 Responder

  • Eduardo Nascimento

    Top?

    Publicado em 20 de agosto de 2020 Responder

  • Eduardo Nascimento

    Top muito legal

    Publicado em 20 de agosto de 2020 Responder

  • eduardo de laet

    interessante …

    Publicado em 6 de dezembro de 2020 Responder

  • davi luiz

    oiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii amei o apk

    Publicado em 22 de março de 2021 Responder

  • crislene

    oiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii amei o apk

    Publicado em 22 de março de 2021 Responder

  • 29.06 – PESQUISANDO SOBRE O CORPO – Juntos no Quintal

    […] PELE, UNHA E CABELO QUEM MORA NO MEU UMBIGO? A CABEÇA, SUAS PARTES E FUNÇÕES O TORAX E O ABDOMEM PARA QUE SERVE A LÍNGUA? PORQUE O OLHO PISCA? A NOSSA PELE […]

    Publicado em 28 de junho de 2021 Responder

  • Cibele barreto

    Bom dia. A possibilidade de crescimento do pelo em outras partes do corpo tipo queixo e acima da boca ?

    Publicado em 21 de agosto de 2021 Responder

  • Flávia

    As unhas das mãos dos meus dois filhos pararam de crescer aos 7 anos, mas as dos pés crescem normalmente…. Isso seria uma alteração genética ou hormonal? Teria alguma referência de artigo para eu entender melhor sobre isso?

    Publicado em 30 de agosto de 2021 Responder

  • Luciane

    Maravilhoso conteúdo ! De muito valia para mim estudante de Podologia .☺️

    Publicado em 23 de fevereiro de 2022 Responder

  • Laura e Akemy

    por que as unhas crescem?

    Publicado em 3 de junho de 2022 Responder

    • annita

      Dá para dizer que a unha é pouco mais que um cemitério de células: o tecido que a compõe é formado por células que morrem debaixo da pele dos dedos e são continuamente empurradas por novas camadas que…

      Publicado em 3 de junho de 2022 Responder

  • Edinaldo soares da Silva

    Muito interessante! agradecido

    Publicado em 11 de junho de 2022 Responder

  • Aline Cardoso

    “Só crescem enquanto são cortados”? Se eu parar de cortar eles só crescem até um ponto de depois param? Ele não cresce pela raiz, como que se eu cortar as pontas (que estão mortas), ele vai crescer? Eu não vi muito sentido nisso

    Publicado em 19 de junho de 2022 Responder

Luisa-Massarani

CONTEÚDO RELACIONADO

Um mergulho com os peixes

Acompanhe o final da aventura de Rex, Diná e Zíper e suas descobertas no fundo do mar.

Rex, Diná e Zíper em…

Um lanchinho para os peixes. É correto alimentar esses animais na natureza?