Pedra, papel ou tesoura?

Você já jogou Pedra, papel ou tesoura? Funciona assim: os participantes devem escolher entre os três elementos que dão nome ao jogo. A pedra é representada por um punho fechado; o papel, pela mão aberta; e a tesoura, pelos dedos indicador e médio em formato de letra V. Quando é dado um sinal, os jogadores apresentam suas escolhas. A pedra perde para o papel, que a embrulha, o papel perde para a tesoura, que o corta e a tesoura perde para a pedra ao ser quebrada por ela.

Para jogar Pedra, papel ou tesoura, você só precisa usar uma das mãos. (foto: Dan Sumption / Flickr / <a href=https://creativecommons.org/licenses/by-nc/2.0/ >CC BY-NC 2.0</a>)

Para jogar Pedra, papel ou tesoura, você só precisa usar uma das mãos. (foto: Dan Sumption / Flickr / >CC BY-NC 2.0)

Ao ler as regras da brincadeira, você deve ter percebido como é difícil prever qual será a jogada do seu oponente. Será que ele vai escolher papel? Ou será tesoura? Parece impossível descobrir. Pensando nisso, pesquisadores chineses observaram diversas partidas do jogo para entender se as escolhas feitas pelos participantes seguiam algum padrão específico.

Basicamente, o estudo consistiu em reunir 360 pessoas para jogar 300 partidas de Pedra, papel ou tesoura. Dá para imaginar o quanto foi cansativo participar dessa pesquisa? Como recompensa, o vencedor de cada rodada recebeu um pequeno prêmio em dinheiro.

“A recompensa servia para incentivá-los a fazer boas escolhas”, diz o físico teórico e coautor do estudo Hai-Jun Zhou, da Universidade de Zhejiang, na China. “Percebemos que, se as escolhas tivessem consequências boas para eles, ou seja, ganhar a partida e ganhar dinheiro, eles levariam mais a sério”.

Qual dos três?

Após observar as 300 partidas, os pesquisadores identificaram que, na primeira rodada, as chances de o jogador escolher pedra, papel ou tesoura são iguais – ou seja, não há preferência por nenhuma das três opções. Já na segunda rodada, a equipe percebeu que o jogador escolhe entre os três elementos de acordo com o seu desempenho na partida anterior. Achou confuso? Calma, eu explico.

Dependendo do desempenho na partida anterior, os jogadores seguem um padrão específico na hora de escolher entre pedra, papel ou tesoura na segunda partida. (foto: Mizie / Flickr / <a href= http://creativecommons.org/licenses/by-nc/2.0/br/> CC BY-NC-AS 2.0</a>)

Dependendo do desempenho na partida anterior, os jogadores seguem um padrão específico na hora de escolher entre pedra, papel ou tesoura na segunda partida. (foto: Mizie / Flickr / CC BY-NC-AS 2.0)

Caso o jogador ganhe a primeira rodada, ele irá, na segunda partida, repetir a escolha que fez anteriormente. Para entender melhor, imagine que, em uma tarde chuvosa, Rex e Zíper decidem jogar Pedra, papel ou tesoura. Na primeira rodada, Zíper joga pedra e Rex, papel – logo, o dinossauro é o vencedor, pois o papel embrulha a pedra. Na segunda rodada, por ter ganhado a primeira, Rex escolherá a opção papel novamente.

No entanto, caso Rex perca a rodada, a tendência é que ele mude de opção na rodada seguinte. Mas não pense que isso acontece aleatoriamente: segundo as observações dos pesquisadores, é provável que o perdedor mude para a opção seguinte no sentido horário do nome do jogo – assim, quem jogou pedra e perdeu, escolherá papel; quem jogou papel e perdeu, escolherá tesoura; e quem jogou tesoura e perdeu, escolherá pedra.

Ou seja, se Rex escolher pedra e o Zíper, papel, o dinossauro perderá e, na próxima rodada, é provável que escolha papel e não repita a pedra. Segundo o pesquisador, ainda que tenha analisado cada jogador individualmente, a pesquisa mostra que a estratégia usada para escolher entre os três elementos do jogo vale para todo mundo e ajuda a compreender como o ser humano toma decisões. “Perder uma competição leva o outro a se esforçar mais e buscar soluções alternativas”, completa o físico.

Como ganhar?

Agora que você sabe como os jogadores de Pedra, papel ou tesoura fazem suas escolhas, que tal usar esse conhecimento para ganhar todas as partidas? Pense só: seguindo a teoria dos pesquisadores chineses, se em uma partida seu amigo ganhou, ele provavelmente repetirá a ação na rodada seguinte. Assim, se na primeira partida você jogou papel e ele, tesoura, ele venceu e tenderá a escolher tesoura novamente. Para ganhar a rodada seguinte, basta jogar pedra e quebrar a tesoura do adversário. Agora, caso você tenha sido o vencedor, nada de repetir a escolha. Supondo que você jogou tesoura e seu amigo, papel, pela ordem do nome do jogo, ele agora jogará tesoura. Assim, jogue pedra e seja o vencedor!

Matéria publicada em 25.08.2014

COMENTÁRIOS

  • Miguel Luis Monaro

    Adorei a dica, agora vou ganhar todas.

    Publicado em 27 de abril de 2022 Responder

Envie um comentário

Mariana Rocha

Cresci gostando de fazer descobertas para escrever sobre elas. Na CHC consigo ser curiosa e escritora, tudo ao mesmo tempo!

CONTEÚDO RELACIONADO

Um mergulho com os peixes

Acompanhe o final da aventura de Rex, Diná e Zíper e suas descobertas no fundo do mar.