Para salvar o planeta

Muita gente – incluindo os cientistas! – espera que a ciência possa contribuir para preservar o meio ambiente e possibilitar o desenvolvimento sustentável. Com essa responsabilidade nas mãos, pesquisadores de vários lugares do mundo estão aproveitando a Rio+20 para discutir como ajudar a salvar o planeta.

A poucos dias da conferência, em um evento chamado Fórum em Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Sustentável, cientistas e representantes de governos de vários lugares do mundo apresentaram dados e sugestões sobre os assuntos que estão sendo tratados na Rio +20.

O ser humano contribui para as mudanças climáticas ao provocar o aquecimento global. Isso acontece porque várias atividades humanas, como andar de carro, queimar florestas para produzir alimentos ou colocar uma indústria para funcionar, emitem gases do efeito estufa. Esses gases, como o gás carbônico e o metano, impedem a saída dos raios infravermelhos da atmosfera terrestre, o que provoca o aquecimento do planeta (Ilustração: Mario Bag)

As mudanças climáticas, por exemplo, foram tema de debate. Elas podem levar a problemas na produção de alimentos e provocar desastres naturais, entre outras conseqüências (saiba mais na CHC 183). De acordo com os cientistas, essas alterações no clima estão sendo provocadas pelos seres humanos, pois estamos lançando na atmosfera gases – como o gás carbônico e o metano – que acabam por provocar o aquecimento global, ou seja, o aumento da temperatura média do planeta Terra.

Para entender como isso acontece, que tal realizar um experimento sobre efeito estufa sugerido pela redação da CHC?

Para evitar que as mudanças climáticas se tornem um grande problema, pesquisadores chegaram à conclusão de que a temperatura da Terra não poderia aumentar mais que dois graus Celsius. No entanto, o engenheiro Roberto Schaeffer, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, fez um alerta durante o fórum: não estamos seguindo nossas metas no que diz respeito à emissão de gases.

Roberto falou sobre mitigação, ou seja, sobre o que os países podem fazer para diminuir o problema da interferência do homem no clima. E adiantou que “a tecnologia, sozinha, não irá resolver o problema climático. Mudar os padrões de consumo, por exemplo, também é muito importante”. Mesmo com muitos avanços na ciência, é preciso que cada um faça a sua parte no esforço de salvar o planeta!

Matéria publicada em 19.06.2012