Para pesar e medir, a metrologia está aí

Desde o começo das civilizações, o homem precisa medir o que está ao seu redor: as distâncias entre os lugares, o peso de diferentes produtos, o tamanho das casas. Isso faz parte do dia a dia! Aposto que você tem na ponta da língua as unidades de medida mais usadas hoje: o metro, o litro, o quilo…

Mas nem sempre foi assim. No passado, cada povo criava seu próprio sistema de medidas usando unidades como as partes do corpo de seu rei – pés, palmos, polegadas. Quando um rei morria, outro entrava em seu lugar e todos tinham que se adaptar às novas medidas.

A metrologia facilita operações simples do cotidiano, como comprar e vender produtos (Foto: Francisco-PortoPortugal / Flickr)

Foi só no século 17 que pensadores franceses criaram uma forma única de medir a natureza. Eles resolveram dividir a distância entre os pólos Norte e Sul da Terra por quatro e, depois, dividir novamente o resultado por dez milhões. O resultado foi o que hoje entendemos por um metro e, assim, surgiu a ciência das medições, que chamamos de metrologia.

A partir do metro – medida de comprimento –, os franceses determinaram também medidas de massa e volume. Por exemplo, um grama é o mesmo que um centímetro cúbico de água à temperatura de quatro graus Celsius. Já um litro é equivalente ao volume de um cubo de dez centímetros de lado, ou seja, um decímetro cúbico.

A criação de um sistema de medidas universal é muito importante para o comércio entre os países, já que compradores e vendedores podem medir e pesar seus produtos da mesma forma. Bem melhor do que a maneira como era no século 14: naquela época, uma unidade de medida comum era a distância entre o cotovelo e a ponta do dedo médio – mas cada pessoa tem o braço de um tamanho diferente! Já pensou a confusão?

No Brasil, o órgão especializado na ciência das medições é o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Ele analisa com precisão as medidas de diferentes produtos, para garantir que o consumidor não seja enganado.

Para saber mais sobre metrologia, confira o vídeo que o Inmetro preparou:

Matéria publicada em 08.11.2011

COMENTÁRIOS

  • RAFA D.

    ACHEI MUITO LEGAL

    Publicado em 4 de junho de 2020 Responder

  • André Ricardo Aredês Neves

    achei muito legal e aprendi muita coisa.

    Publicado em 5 de junho de 2020 Responder

  • ariane

    amei o ´vídeo

    Publicado em 8 de junho de 2020 Responder

  • Mariah

    Muito interessante !

    Publicado em 11 de junho de 2020 Responder

Envie um comentário

Mariana Rocha

Cresci gostando de fazer descobertas para escrever sobre elas. Na CHC consigo ser curiosa e escritora, tudo ao mesmo tempo!

CONTEÚDO RELACIONADO

Um mergulho com os peixes

Acompanhe o final da aventura de Rex, Diná e Zíper e suas descobertas no fundo do mar.