Os cachorros e a máquina de lavar

Você pode não saber, mas cachorros e máquinas de lavar têm muita coisa em comum. Alto lá! Ninguém está sugerindo que a lavadora ajude o seu cachorrinho a ficar mais limpo. Nada de colocar o seu cãozinho dentro da máquina! O papo de hoje é outro: o cachorro pode ajudar a máquina de lavar a trabalhar melhor. Hein?!

Pelo menos é o que diz o engenheiro David Hu, do Instituto de Tecnologia da Geórgia, nos Estados Unidos. Ele observou o movimento do seu poodle de estimação ao se secar e percebeu que aquele movimento de torce e retorce fazia com que o animal ficasse seco quase instantaneamente – ele pode tirar até 70% da água de cima do seu corpo em uma fração de segundo.

Cachorro se sacudindo

Você já levou um banho de seu cachorro se sacudindo assim? (Foto: Andrew Dickerson)

Andrew Dickerson, também engenheiro e colega de David, conta que, a partir dessa observação, um grupo de cientistas se uniu para estudar o movimento de secagem de 33 mamíferos diferentes, que iam desde ratinhos até elefantes. “A maioria dos animais começa a tremer com a cabeça, como um cão. Uma exceção é a ovelha, que usa seus ombros para começar uma agitação”, conta Andrew.

Já os seres humanos estão longe de dispensar a toalha na hora de sair do banho. “Nossos músculos não podem se mover rápido como os dos animais e nossa pele é mais apertada”, explica Andrew. Isso não quer dizer, porém, que nós não possamos nos beneficiar desse conhecimento…

Para o grupo de cientistas, esse estudo pode ajudar a desenvolver novas máquinas de lavar, que produziriam um movimento de secagem parecido com o do cachorro e também usariam a elasticidade da pele dos animais como modelo de material.

Da próxima vez que o seu cachorro se aproximar todo molhado e lhe der um banho, agradeça a ele pela lição de engenharia!

Matéria publicada em 27.09.2012

COMENTÁRIOS

Envie um comentário

Camille-Dornelles

Quando criança, gostava de fazer experimentos dentro de casa e explorar o mundo. Hoje, na CHC, me sinto brincando de cientista e trabalhando como jornalista ao mesmo tempo.

CONTEÚDO RELACIONADO

Um mergulho com os peixes

Acompanhe o final da aventura de Rex, Diná e Zíper e suas descobertas no fundo do mar.