Orquídea pra que te quero

O verão está aí e nada melhor para se refrescar que um sorvete! Se for de baunilha, então… huuum, uma delícia! Mas você sabia que a baunilha (Vanilla sp) é uma orquídea?

Orquídea

A flor da baunilha (Foto: urzaphotos/ Flickr)

Pode parecer esquisito uma guloseima vir de uma orquídea, mas isso é só uma amostra de que essas plantas não estão presentes apenas nos jardins. Além de dar sabor ao sorvete, elas podem servir de chá ou até mesmo anti-inflamatório. “O Cyrtopodium sp, também conhecida como sumaré, é uma orquídea medicinal que tem efeito cicatrizante e anti-inflamatório”, explica a botânica Maria Marta de Moraes, do Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

Além de belas e versáteis, as orquídeas também são muitas e muito diversas, graças a uma estrutura chamada coluna – que não é nada parecida com uma coluna vertebral. Ela é uma junção dos aparelhos reprodutores masculino e feminino e sua presença torna mais fácil a reprodução das orquídeas.

Assim, até o homem pode fazer cruzamentos entre espécies de maneira simples. O resultado é uma diversidade enorme. “Além de existir uma imensa variedade de orquídeas na natureza, cerca de 30 mil espécies, existem milhares de híbridos (cruzamentos feitos pelo homem)”, explica Maria Marta. “Talvez por isso elas sejam tão fascinantes”.

Se você quer cultivar uma orquídea, saiba que não é difícil cuidar dessa flor. Um detalhe importante é tentar reproduzir o ambiente em que elas vivem naturalmente, ou seja, presas nos galhos das árvores.

Maria Marta dá a dica: “A melhor forma de cultivar a maioria das orquídeas é amarrando numa árvore. Se for deixar num vaso, o melhor é o de barro, com muitos buracos. É essencial substituir a terra por um substrato bem grosso que deixe passar o ar – pedaços de casca de pinheiro, por exemplo. As raízes devem ficar livres para se fixar na borda do vaso”.

Ficou interessado em conhecer mais sobre as orquídeas? Então cruze os dedos, porque o Clube do Rex vai sortear um exemplar do livro Orquídeas da Amazônia. Além de informações sobre várias espécies, o livro traz várias imagens de orquídeas para colorir.

Para participar do sorteio, basta estar cadastrado no Clube do Rex (clique em “Clube do Rex” na barra superior da página para fazer seu cadastro). O resultado do sorteio será divulgado no dia 26 de janeiro.

Matéria publicada em 18.01.2012

COMENTÁRIOS

  • Cármen tigre

    A orquídea conhecida como baininha pode ser feito chá

    Publicado em 23 de junho de 2020 Responder

  • Zé Marcos

    Pôde tomar chá de qualquer flor de orquídeas

    Publicado em 1 de junho de 2022 Responder

Envie um comentário

Fernanda Turino

Sempre fui muito curiosa, adorava brincadeiras ao ar livre e acampar (fui até escoteira!). Cresci lendo a CHC e hoje trabalho aqui.

CONTEÚDO RELACIONADO

Um mergulho com os peixes

Acompanhe o final da aventura de Rex, Diná e Zíper e suas descobertas no fundo do mar.