Você pensava que no deserto só existem camelos? Pois saiba que ali existem muitos outros animais, como ratos, lagartos, cobras, aranhas e insetos. Mas hoje vamos falar de um habitante especial dos desertos: as gazelas, que são primas distantes do Bambi dos desenhos animados. Elas são surpreendentes quando o assunto é não morrer de fome e sede!
As gazelas são muito comuns nas savanas da África, que são ambientes grandes e planos, com muita grama, algumas árvores e muitos bichos. Para elas, que se alimentam basicamente de grama, a savana é um verdadeiro paraíso. Mas elas vivem também nos desertos da África e de alguns países do continente asiático, como a Arábia Saudita. Mas como será que elas conseguem sobreviver tão bem nesses ambientes tão secos e com tão pouca comida?
Os animais que moram em desertos usam diversos truques para resistir ao clima quente: a maioria simplesmente se enterra na areia durante o dia para fugir do calor. Mas as gazelas e camelos são muito grandes para isso! Eles usam outras habilidades: imagine você que eles quase não fazem xixi e não suam, tudo isso para economizar água! Assim, deixam a temperatura do corpo aumentar até dez graus quando faz calor (se o mesmo acontecesse com os humanos, nossa temperatura chegaria a 46ºC – imagine você com tudo isso de febre!).
Além do mais, as gazelas podem viver muito bem retirando toda a água de que precisam apenas da comida (afinal, boa parte das folhas é feita de água) e seus pêlos têm uma cor e estrutura que refletem boa parte do calor.
Mas isso não é tudo! Cientistas acabam de fazer uma descoberta surpreendente, ao estudar uma espécie chamada de Gazella subgutturosa , que mora no deserto da Arábia Saudita. Eles observaram que, além de economizar muito mais água do xixi, essa gazela é capaz de uma façanha ainda mais estranha: quando realmente passa fome e sede, ela encolhe o seu fígado e coração, que podem ficar com até metade do tamanho original!
Pode parecer absurdo, mas isso é uma forma de economia! Como órgãos menores precisam de menos oxigênio, essa gazela precisa respirar menos e, assim, gasta menos água na respiração… É claro que, se ficar assim por muito tempo, ela pode ter problemas sérios de saúde, mas isso permite que ela continue viva o tempo suficiente para contornar momentos de crise. Todos esses truques estranhos explicam por que as gazelas são os mamíferos mais resistentes do deserto!