“Os adultos não entendem nada sozinhos.
É cansativo para as crianças ficarem sempre explicando as coisas para eles.”
O Pequeno Príncipe foi escrito em 1943 por Antoine de Saint-Exupéry. Essa é a sua obra mais conhecida, e a única que ele escreveu para crianças. Ele fez também as ilustrações, e o resultado é bonito e gostoso de ler.
O livro conta a história de um piloto de avião que sofre um acidente e cai no deserto do Saara. O aviador fazia a viagem sozinho, e precisava consertar a sua máquina em poucos dias, antes que seu estoque de água acabasse. Perdido no meio de um deserto enorme, o piloto se surpreende ao encontrar um garoto – o Pequeno Príncipe. Aos poucos, ele descobre a fabulosa história do menino.
Ele morava em um asteróide, chamado de B-612. Ali, a maior preocupação do Pequeno Príncipe eram os baobás – grandes árvores que poderiam destruir o asteróide. O garoto precisava arrancar as mudas dos baobás antes que eles crescessem. Ele decide então vir para a Terra à procura de um carneiro, que poderia comer as mudas dos baobás, poupando-o desse trabalho. Durante a viagem, ele encontra várias pessoas e animais.
O livro foi escrito para crianças, mas muitos adultos também adoram lê-lo. O Pequeno Príncipe representa a criança que todo adulto já foi um dia. Narrando o encontro do piloto com o garoto no deserto, Saint-Exupéry nos conta a história de alguém que redescobre a sensibilidade artística que tinha quando era criança e que foi reprimida pelos adultos.