O caçador de histórias


Todos sabem o que aconteceu com Branca de Neve quando o caçador, com pena de matá-la — como a madrasta má havia ordenado –, mandou-a fugir pela floresta: ela encontrou os sete anões e, depois, o príncipe, com quem foi viver feliz para sempre. Mas alguém aí sabe o que ocorreu com aquela alma nobre que poupou a vida da princesa?

A resposta você encontra no recém-lançado livro O caçador , de Ana Lúcia Merege. Na obra, esse personagem tem papel de destaque e narra todas as aventuras que viveu depois que poupou a vida de Branca de Neve!

Após salvar a moça, o caçador descobre que está apaixonado por ela. Então, resolve enfrentar a madrasta má. Quando chega ao castelo levando não o coração de Branca de Neve — como a vilã havia mandado –, mas o de um javali, ele é aprisionado e quase morre na masmorra. Felizmente, consegue se libertar. Mas era tarde demais: a princesa já havia encontrado os sete anões e o príncipe. O caçador chega bem na hora em que os dois pombinhos estão indo embora, para serem felizes para sempre…

Revoltado com a vida e com o coração partido, ele resolve sair pela mata, em busca de um lugar que chama de “floresta livre”. Aí é que a história começa a esquentar! O caçador segue seu caminho pela floresta onde coisas estranhas aparecem. Em um rio, por exemplo, ele encontra uma par de botas e, quando as coloca, descobre que o calçado é encantado e o leva direto para uma praça. Lá, há uma multidão alvoroçada. A razão? O rei do lugar está desfilando completamente nu, crente que usa uma roupa muito fina.

Se isso lembra a você a história infantil A roupa nova do imperador, fique sabendo que o livro faz referência a esse e a muitos outros contos infantis, como A bela adormecida, João e Maria e Chapeuzinho vermelho. Detalhes de cada um aparecem ao longo da trama criando várias situações de perigo, aventura, solidariedade e amor que o caçador enfrenta. Aos poucos, o personagem desvenda mistérios, faz amizades e até salva mais vidas.

Voltado para o público jovem, O caçador é um convite para entrar no mundo dos contos de fadas de uma maneira diferente. Então, não perca essa aventura. Ainda mais porque o final é surpreendente: o homem que poupou a vida de Branca de Neve encontra, enfim, seu verdadeiro papel na história, em um encontro que tem com um personagem muito conhecido… Quem seria? Ah, isso você terá de descobrir…

Leia também uma entrevista com a autora

O caçador – um conto de fadas em mosaico
de Ana Lúcia Merege, com programação visual de Luiza Merege e Walter Vasconcelos
Rio de Janeiro, 2004, Fábrica de Livros Senai/Xerox/Funguten – 111 páginas – R$ 19
Para adquirir o livro, ligue para (21) 2715-8031 ou envie um e-mail para a autora


Matéria publicada em 06.07.2004

COMENTÁRIOS

Envie um comentário

Cathia Abreu

Adoro aprender coisas novas. Tenho a sorte de trabalhar me divertindo e fazendo descobertas todos os dias.

CONTEÚDO RELACIONADO

Um mergulho com os peixes

Acompanhe o final da aventura de Rex, Diná e Zíper e suas descobertas no fundo do mar.