Nova mascote

Com quatro metros de comprimento, aposto que ela assusta muita gente. Mas a sucuri recém-chegada ao Instituto Vital Brazil (IVB), em Niterói, Rio de Janeiro, foi recebida com festa. Afinal, há quatro anos a instituição havia perdido sua última mascote!

A nova sucuri, um macho, foi encontrada no município de Lauro Freitas, na região metropolitana de Salvador. Levada até o zoológico, de lá aguardou a chegada do biólogo Breno Hamdan, responsável pela coleção científica do IVB, que viajou à Bahia especialmente para buscar a serpente.

Nova moradora de Niterói: uma sucuri de quatro metros de comprimento! (Foto: Divulgação/Instituto Vital Brazil)

Nova moradora de Niterói: uma sucuri de quatro metros de comprimento! (Foto: Divulgação/Instituto Vital Brazil)

“Não é comum encontrar sucuris desse porte em uma região metropolitana”, conta Breno. “Nos grandes centros urbanos, os lagos e rios – onde a espécie gosta de morar – são poucos e, em geral, poluídos. Sem contar as lendas envolvendo sucuris…”

Tem muita gente por aí que classifica esses bichos como malvados, e a reação das pessoas pode ser uma ameaça às serpentes. Felizmente, a sucuri baiana foi resgatada e agora está em segurança, recebendo os cuidados da equipe do IVB.

Qual é o nome?

A recém-chegada já está bem confortável em seus aposentos no Instituto, mas ainda precisa de um nome. Você quer ajudar a escolher? Acesse a pesquisa e dê sua opinião!

Se você estiver por Niterói, pode conhecer pessoalmente a mascote, que recebe visitas de segunda a sexta das 8h às 16h e, nos fins de semana, das 8h às 12h. Mande um abraço de todo o pessoal da CHC!

Matéria publicada em 31.01.2014

COMENTÁRIOS

Envie um comentário

Isabelle Carvalho

Desde criança, sempre gostei de ler e escrever histórias. Hoje, estou muito feliz por poder contar muitas histórias sobre ciência na CHC!

CONTEÚDO RELACIONADO

Um mergulho com os peixes

Acompanhe o final da aventura de Rex, Diná e Zíper e suas descobertas no fundo do mar.