Nas paredes da pré-história

Assim como você gosta de rabiscar um caderno, os habitantes do Brasil pré-histórico também tinham lá suas obras de arte – só que, há milhares de anos, o local escolhido para deixá-las eram as paredes de cavernas e rochas espalhadas por aí. Conhecidos como pinturas e gravuras rupestres, muitos desses desenhos estão preservados até hoje e vão sendo, aos poucos, descobertos pelos cientistas. Uma parte importante deles está no Mato Grosso do Sul, sabia?

Pintura rupestre

As pinturas nas cavernas são separadas em estilos, também conhecidos como tradições. Estas aves, encontradas na Caverna Serra Brava, em Rio Negro (MS), fazem parte da tradição Planalto, caracterizada por mostrar animais pintados apenas em uma cor – geralmente vermelho. Pinturas semelhantes foram encontradas nos estados de Paraná, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, São Paulo, Minas Gerais e Bahia (Foto: Rodrigo Luiz Simas do Aguiar)

Os primeiros desenhos rupestres foram descobertos no estado no começo do século passado. Porém, o primeiro estudo sobre eles só foi divulgado em 1975. De lá para cá, arqueólogos já descobriram pinturas e gravuras em 21 municípios do Mato Grosso do Sul – e é só o começo. Segundo o antropólogo Rodrigo Luiz Simas do Aguiar, da Universidade Federal do Grande Dourados, tudo o que já se descobriu representa menos de um terço do que ainda há por lá.

Pintura rupestre

As pinturas da tradição São Francisco são famosas por mostrarem figuras geométricas feitas com mais de uma cor. Na foto, a imagem encontrada na Gruta do Pitoco, em Alcinópolis (MS) (Foto: Rodrigo Luiz Simas do Aguiar)

Entre as pinturas encontradas há obras com apenas uma cor e outras com várias cores. Há também diversas gravuras – figuras esculpidas nas pedras. Os temas dos desenhos, em sua maioria, são coisas do dia a dia da pré-história, como animais e seres humanos. Mas há também figuras mais abstratas, como formas geométricas.

Rodrigo conta que é difícil determinar com precisão a idade dos desenhos, mas os cientistas calculam que eles tenham sido feitos entre quatro e dez mil anos atrás. Em alguns locais, há vários desenhos uns sobre os outros, mostrando que povos de épocas diferentes escolheram o mesmo lugar para deixar suas obras.

Pintura rupestre

Fogueiras feitas por caçadores ilegais dentro de cavernas e até o desmatamento da flora original – que gera risco de erosão e destruição das cavernas – estão ameaçando esse tesouro. Esta figura, encontrada na Caverna Samuka, também em Rio Negro (MS), já está em parte destruída (Foto: Rodrigo Luiz Simas do Aguiar)

O pesquisador explica, ainda, que as tintas usadas pelo homem pré-histórico e os locais escolhidos para desenhar são os responsáveis pela durabilidade das pinturas. “A maior parte delas foi feita com minerais que são bem absorvidos pelas rochas, preservando os desenhos”, explica.

Matéria publicada em 18.12.2012

COMENTÁRIOS

  • Anna Elise

    Tomara que as pinturas rupestres não sejam destruídas mais!

    Publicado em 18 de maio de 2019 Responder

  • CARLOS EDUARDO MANOEL JOAO

    IMPRESSIONANTE E BEM ANTIGA

    Publicado em 12 de junho de 2020 Responder

  • Wendy de Paula Morais

    Achei as imagens bonitas e diferente.

    Publicado em 18 de junho de 2020 Responder

  • LAISE LAUANE MARTINS CARVALHO

    NA PRIMEIRA IMAGEM PARECE UM DINOSSAURO COM ASA

    NA TERCEIRA IMAGEM PARECE UM CAVALO .

    Publicado em 18 de junho de 2020 Responder

  • Guilherme Henrique Carazzato Rosa

    O 3 PARECE UM LOBO RAIVOSO

    Publicado em 19 de junho de 2020 Responder

  • ANDRÉ CUNHA DANEZI

    ACHEI LEGAL FOI DIFICIL SABER O QUE OS DESENHOS DIZEM.

    Publicado em 22 de junho de 2020 Responder

  • Miguel Jorje

    fique impressionado com as escultura e semelhanças e figuras de animais.

    Publicado em 28 de junho de 2020 Responder

  • juan da silva moura

    bom esses desenhos são parecidos com animais e são bem bonitos

    Publicado em 10 de agosto de 2020 Responder

  • isabela

    os desenhos são incrivel muito daora

    Publicado em 3 de setembro de 2020 Responder

  • Rafaela

    Muitooo legal as pinturas rupestres ???

    Publicado em 20 de maio de 2021 Responder

  • Henry

    Legal

    Publicado em 8 de fevereiro de 2022 Responder

LucasConrado

Já quis ser astronauta, cientista, astrônomo e biólogo. Sempre gostei muito de ler sobre ciência e hoje adoro escrever sobre isso!

CONTEÚDO RELACIONADO

Um mergulho com os peixes

Acompanhe o final da aventura de Rex, Diná e Zíper e suas descobertas no fundo do mar.

Rex, Diná e Zíper em…

Um lanchinho para os peixes. É correto alimentar esses animais na natureza?