Mineirinho

Embora muita gente ache pequenos ratinhos um tanto asquerosos, para muitos eles são engraçadinhos e até fofos. Seja como for, há uma infinidade desses bichos por aí, de todos os tipos e em todos os cantos do mundo – e mais uma espécie deles acaba de ser descoberta no Brasil!

Ela foi encontrada no Parque Sempre Vivas, em Minas Gerais. Num estudo que analisava a fauna local, chamou atenção a presença de roedores com a ponta da cauda de cor branca – uma característica incomum entre as espécies da região, segundo a bióloga Gisele Lessa, da Universidade Federal de Viçosa.

Na imagem, é possível ver a longa cauda escura com a ponta de cor branca do ratinho classificado como (i)Calassomys apicalis(/i). (foto: BICHO DO MATO/Roberto Murta)

Na imagem, é possível ver a longa cauda escura com a ponta de cor branca do ratinho classificado como (i)Calassomys apicalis(/i). (foto: BICHO DO MATO/Roberto Murta)

Após uma comparação física detalhada com outros roedores encontrados no local e análises de material genético dos animais, ficou comprovado: os ratos em questão podiam ser classificados como um nova espécie e um novo gênero, em especial devido a características do seu crânio e dos seus dentes dentes.

A espécie recebeu o nome de Calassomys apicalis. “Além da cauda longa escura e com a ponta branca, esses animaizinhos apresentam molares muito peculiares, com uma forma nunca vista em roedores desse tipo”, conta Gisele.

Um fato bastante curioso sobre a descoberta é que os parentes mais próximos dos Calassomys geralmente habitam a metade oeste e sudoeste da América do Sul. O novo gênero, no entanto, foi encontrado quase do lado oposto do continente, a leste, em savanas rochosas que compõem o parque Sempre Vivas.

Ainda não se sabe muito sobre os ratos recém-descobertos, mas a pesquisadora acredita que seus hábitos alimentares não sejam um grande mistério. “Como bons moradores de rochas, devem se alimentar de brotos vegetais, cascas e folhas de árvore”, aposta.