Pense em um animal peçonhento. Cobra? Aranha? Aposto que foram eles que lhe vieram à cabeça. Pois se prepare para uma surpresa: mamíferos também podem ter mordidas pra lá de perigosas – e não estou falando de um leão nem de um hipopótamo. Um pequeno primata encontrado na ilha de Bornéu, na Indonésia, produz uma toxina capaz de matar até seres humanos.
Pesquisadores já descreveram algumas espécies de lóris – primatas pequenos com manchas escuras ao redor dos olhos – em Bornéu e todas elas produzem a toxina. A mais recente é Nycticebus kayan, descrita a partir de um exemplar coletado em 1935 e levado para o Museu Americano de História Natural.
Confira mais fotos da espécie.
“Sabemos que eles ainda estão presentes na natureza, mas ainda não conseguimos estimar sua população atual”, conta Rachel Munds, da Universidade de Missouri, nos Estados Unidos. Ela ajudou a descrever a espécie e disse à CHC que o animal mede pouco mais de 25 centímetros e pesa cerca de 400 gramas. Apesar de pequeno, pode causar estrago.
A toxina dos lóris é produzida em glândulas próximas aos cotovelos do animal. Quando lambem essas glândulas, o veneno é misturado à saliva e fica nos dentes – por isso a mordida é tão perigosa. O veneno é uma forma que os lóris têm de se proteger e proteger seus filhotes contra predadores, além de ser usado na captura de presas. “Eles se alimentam de pássaros, pequenos mamíferos, insetos, répteis e anfíbios – mas também de ovos e frutas”, explica Rachel.
Embora os lóris sejam os únicos primatas venenosos conhecidos, outros mamíferos também têm mordidas venenosas, como o musaranho-de-Cuba, o musaranho-do-Haiti e o ornitorrinco. E você pensando que eram só as cobras e aranhas…