Todo mundo adora o cheiro das frutas – presente em balas, iogurtes, refrescos… Por outro lado, se há um cheirinho que todo mundo acha ruim é o cheiro de lixo, não é? Agora uma novidade: cientistas desenvolveram uma técnica para transformar lixo em aroma de frutas!
![Lixo com cheirinho de frutas Pesquisadora segura tubo de ensaio no laboratório](http://chc.org.br/wp-content/uploads/2012/01/A-nova-tecnologia-produz-aromas-a-partir-da-reciclagem-de-lixo-preservando-a-natureza-e-evitando-a-agress%C3%A3o-ao-meio-ambiente-600x398.jpg)
Com a produção de aromas a partir de resíduos, as indústrias poderiam reduzir a poluição do meio ambiente (Foto: Antoninho Perri/ Ascom/ Unicamp)
A química de alimentos Daniele Souza de Carvalho desenvolveu, na Universidade Estadual de Campinas, uma técnica para produzir aromas naturais de frutas como abacaxi e morango a partir de resíduos gerados durante a fabricação de cerveja e no processamento da mandioca.
Para isso, os resíduos são colocados em um recipiente com microrganismos (fungos, por exemplo) e, a partir do lixo, eles produzem uma substância chamada hexanoato de etila. Dependendo da quantidade de hexanoato, é possível sentir o cheiro de diferentes frutas, como pêra, pêssego, morango e abacaxi.
Aromas assim são muito importantes para a produção de iogurtes, leite fermentado e outros alimentos. Atualmente, para fabricá-los, a maioria das indústrias usa produtos químicos. Já a nova técnica aproveita resíduos que, de outra forma, seriam jogados fora e poluiriam o meio ambiente, principalmente os rios e lagos.
A produção de aromas a partir de resíduos ainda não está pronta para ser usada nas indústrias, mas os cientistas estão trabalhando para isso. “O próximo passo é produzir aromas em grandes quantidades”, explica Daniele. Em breve, quem sabe, muitos alimentos já terão um delicioso perfume graças a essa tecnologia que cheira bem e ainda preserva a natureza.