Lado a lado com o tigre-dentes-de-sabre

Esqueleto do tigre-dentes-de-sabre, um dos mais temidos predadores que existiu no planeta!

Se você gosta de pré-história, com certeza adora Os Flintstones . Então, diga lá: além do Dino, qual o outro bicho de estimação dessa família da idade da pedra? Isso mesmo: um tigre-dentes-de-sabre, que Fred trata como um gatinho!

Pois bem! Até alguns meses atrás, ao assistir a esse desenho, um cientista poderia achar a maior graça ao ver um homem da pré-história, como Fred, andando de carro, morando em uma casa de pedra, e, acima de tudo, tendo como animal de estimação um tigre-dentes-de-sabre. Afinal, esse bicho era muito feroz!

Contudo, sabe-se que esse animal viveu no mesmo período que o homem pré-histórico em algumas regiões do mundo ‐ na América do Norte e no Velho Mundo, por exemplo ‐ e agora um pesquisador acaba de descobrir que o mesmo aconteceu no Brasil! O autor da descoberta é Walter Neves, da Universidade de São Paulo. O cientista concluiu que o animal conviveu com o ser humano em território brasileiro ao analisar fósseis de um bicho desse tipo encontrado há 160 anos, em Lagoa Santa, Minas Gerais.

Até o estudo feito pelo pesquisador brasileiro ser concluído, a idéia que prevalecia era de que o tigre-dentes-de-sabre havia desaparecido no final do período geológico conhecido como Pleistoceno, há cerca de oito mil anos. No entanto, quando os fósseis do tigre-dentes-de-sabre encontrados em Lagoa Santa foram analisados, descobriu-se que esse animal tinha, na verdade, nove mil anos e viveu em um período chamado Holoceno, entre dez mil anos atrás e o presente. Nesta época, o homem primitivo já existia no Brasil, como comprovado por um esqueleto de ser humano, também encontrado em Lagoa Santa, que tinha nada mais, nada menos do que 11.000 anos: Luzia!

Luzia
No município de Pedro Leopoldo, região de Lagoa Santa, Minas Gerais, um grupo de arqueólogos brasileiros e franceses encontrou, em 1975, partes de um esqueleto humano em uma gruta chamada Lapa Vermelha IV. As informações iniciais sugeriam que o esqueleto – de uma mulher entre 20 e 25 anos de idade, Luzia – deveria ser muito antigo, mas, naquela época, não foi possível datar com precisão o material. Só a partir das pesquisas feitas pelo pesquisador Walter Neves, da Universidade de São Paulo, que Luzia teve sua idade revelada. O resultado foi surpreendente: essa mulher tinha vivido em Minas Gerais há 11.000 anos!

(Trecho adaptado da CHC 102)

Comparando a idade dos ossos do tigre e de Luzia, Walter Neves constatou que os humanos e esses animais da megafauna ‐ como são chamados os animais pré-históricos de grande porte ‐ conviveram por pelo menos 2.000 anos. E que companhia o tigre-dentes-de-sabre ( Smylodon populator ) deve ter sido para os seres humanos!
Um dos predadores mais temidos que já existiu no planeta, esse animal era um pouco maior do que o tigre atual, só que mais baixo e pesado. Para alguns pesquisadores, ele era especializado em capturar grandes preguiças, mas também gostava de outros tipos de animais. Para caçar, usava suas enormes presas em forma de sabre ‐ um tipo de arma parecida com os dentes desse tigre -, que atravessavam facilmente qualquer tipo de pele.

Já pensou viver naquela época, sair de seu abrigo e dar de cara com um desses? Haja pernas para correr!

Matéria publicada em 30.12.2004