Jovem e solitário

Astrônomos ficaram intrigados com a descoberta de um pequeno planeta, a que chamaram PSOJ318.5-22. Ele tem apenas 12 milhões de anos e é considerado praticamente um bebê, se comparado à maioria dos planetas que conhecemos – para você ter uma ideia, a Terra tem cerca de 4,5 bilhões de anos. Mas não foi a pouca idade do planetinha o que mais chamou a atenção dos cientistas. Então… o que foi?

Concepção artística do novo planeta solitário, o PSO J318.5-22 (Imagem: MPIA/V. Ch. Quetz)

Concepção artística do novo planeta solitário, o PSO J318.5-22 (Imagem: MPIA/V. Ch. Quetz)

Caros leitores, o PSOJ318.5-22 está sozinho no espaço! Ao contrário da maioria dos planetas que conhecemos, ele não gira ao redor de uma estrela.

A Terra, você sabe, gira em torno do Sol, assim como Mercúrio, Vênus, Júpiter, Saturno… Da mesma forma, praticamente todos os planetas observados até hoje orbitam uma estrela – existem milhões de “sóis” pelo universo afora.

Contrariando as expectativas, o PSOJ318.5-22 está só no espaço. Ele é, provavelmente, o objeto solitário de menor massa já encontrado! Quem conta esse detalhe é o astrônomo Michael Liu, do Instituto de Astronomia da Universidade do Havaí, nos Estados Unidos, o principal responsável pela descoberta.

O cientista explica que se trata de um jovem planeta gasoso. Por isso, seu estudo poderá render pistas reveladoras sobre como foi a “infância” de Júpiter – o gigante de nosso Sistema Solar, que também é um planeta formado principalmente por gases.

PSOJ318.5-22 foi descoberto graças a um telescópio instalado no alto de um vulcão em uma ilha próxima ao Havaí. O planeta fica a 80 anos-luz da Terra, o equivalente a cerca de 760 trilhões de quilômetros, e integra o grupo dos planetas extra-solares, ou seja, que ficam fora do Sistema Solar. Nas últimas décadas, os astrônomos já encontraram mais de mil deles em diferentes regiões do universo. Já pensou quantos mais podem existir?

Matéria publicada em 28.10.2013

COMENTÁRIOS

  • Anna Elise

    Adorei o texto!

    Publicado em 1 de dezembro de 2018 Responder

Envie um comentário

Henrique-Kugler

Adoro viajar e fotografar. Conhecer músicas de diferentes lugares do mundo é meu passatempo favorito. Ah, e adoro comer chocolate e tomar chimarrão – uma espécie de chá de erva-mate, planta típica do sul do Brasil.

CONTEÚDO RELACIONADO

Um mergulho com os peixes

Acompanhe o final da aventura de Rex, Diná e Zíper e suas descobertas no fundo do mar.