Gigante paulista

Mais um predador aterrorizante para a pré-história brasileira! Paleontólogos encontraram, no interior de São Paulo, fósseis de um carcarodontossaurídeo que viveu há 70 milhões de anos. Esta é a primeira vez que um osso de dinossauro desse grupo é encontrado no Brasil – até agora, os pesquisadores haviam encontrado apenas alguns dentes isolados.

carcarodontossaurídeo

Os carcarodontossaurídeos eram dinossauros grandes e carnívoros (Ilustração: Wikimedia Commons)

Trata-se de um pedaço de osso com aproximadamente 13 centímetros, uma parte do maxilar direito do dinossauro, que preservou também um dos dentes do bicho. Com base na análise do fóssil, os cientistas acreditam que o crânio deveria medir cerca de 80 centímetros e o animal completo, por volta de 10 metros.

A descoberta foi feita durante uma expedição ao município de Alfredo Marcondes, em uma região famosa entre os pesquisadores por preservar uma grande quantidade de fósseis não só de dinossauros, mas também de aves, sapos, cobras e crocodiliformes. O osso foi encontrado por um dos alunos que participavam da viagem. “A mandíbula do dinossauro estava debaixo da roda do carro que ajudava na expedição. Quando o carro se moveu, um de nossos alunos notou a presença do fóssil e ficou curioso”, conta o paleontólogo Carlos Roberto Candeiro, da Universidade Federal de Uberlândia, campus Pontal, na cidade de Ituiutaba, Minas Gerais.

Para identificar o dinossauro com base em apenas um fragmento de osso, os cientistas compararam o fóssil a vários outros já encontrados e identificados. Embora eles já tenham certeza do grupo a que o animal pertencia, é difícil dizer qual a sua espécie. “Imaginamos que ele poderia ser parecido com o Giganotosaurus carolinii, encontrado na Argentina, ou com o Carcharodontosaurus saharicus, descoberto no norte da África”, conta Roberto.

O grupo dos carcarodontossaurídeos incluía dinossauros carnívoros e enormes. Outro grande predador encontrado no Brasil era o Oxalaia quilombensis, um espinossaurídeo. Saiba você que os dois não deixavam nada a desejar frente ao temido Tyrannosaurus rex!

Matéria publicada em 21.11.2012