Falar é uma das formas mais comuns de comunicação. Porém, para as pessoas surdas, os gestos ou sinais são a maneira mais fácil de se expressar e, claro, de entender os outros. Você sabia que, assim como nós usamos a língua portuguesa, os surdos também usam uma língua própria?

Em sentido horário, começando do canto superior esquerdo, sinais para representar as letras A, B, C e D. Este alfabeto é usado para soletrar nomes de pessoas e lugares, além de palavras que ainda não têm uma representação na Língua Brasileira de Sinais (Fotos: Domínio público)
No Brasil, ela foi oficializada em 2002 e recebeu o nome de Língua Brasileira de Sinais (Libras). Como o português, ela possui regras e gramática próprias, e inclui sinais para se referir a frutas, animais, objetos do cotidiano, ações…
Para aprender alguns sinais, confira um dicionário virtual de Libras.
Embora seja muito importante haver um conjunto comum de sinais para todo o país, existem também sinais que variam de região para região – aliás, a mesmíssima coisa ocorre com as palavras em português: o que chamamos de bexiga em São Paulo chama-se bola de encher no Rio de Janeiro, o que é mexerica em um lugar é tangerina em outro, e assim vai.
Em Libras, a palavra “culpa”, por exemplo, é representada de maneiras diferentes no Rio de Janeiro e na Paraíba. Em São Paulo, o sinal para a cor verde é diferente do sinal “verde” nos estados do Nordeste, e existem ainda sinais especiais para representar coisas próprias de cada lugar, como os nomes das praias e até as comidas típicas.

O cuzcuz é um prato típico do Nordeste, feito com farinha de mandioca ou milho, ovos, galinha, peixe, camarão e outros ingredientes. Na ilustração, você confere o sinal para cuzcuz em Libras (Imagem cedida pela pesquisadora)
Pensando nisso, a pesquisadora cearense Janice Temoteo decidiu percorrer o Nordeste do país para estudar melhor os diferentes sinais que os surdos utilizavam. Ela contou com a ajuda de 32 surdos de 15 cidades e, com uma filmadora, gravou mais de dez mil sinais diferentes.

Sinal para se referir à Praia de Boa Viagem, na cidade de Recife, Pernambuco (Imagem cedida pela pesquisadora)
Os sinais foram transformados em desenhos que ajudam a completar um dicionário de Libras. Janice aposta que, com essa ajudinha extra, brasileiros surdos de todos os cantos poderão se comunicar melhor!
Anna Elise
Eu aprendi com minha irmã a fazer o alfabeto em libra inteirinho!
Publicado em 22 de junho de 2019
Isabel Mendes da Silva Andrade
Obrigada pela ajuda
Publicado em 25 de maio de 2020
Isabel Mendes da Silva Andrade
Ei ainda tô aprendendo as libras
Publicado em 25 de maio de 2020
Julia Moraes Bindilati
Obrigada pela ajuda.
Publicado em 24 de março de 2021
Ana
Boa noite pessoal da CHC. Achei essa matéria muito interessante e gostaria de dar os parabéns! É muito bom que as crianças e os adultos aprendam sobre a Libras que é a segunda língua do nosso país. Gostaria de sugerir uma matéria sobre os surdocegos. Um abraço!
Publicado em 7 de abril de 2021
Lorena
Matéria muito ente ressente amei
Publicado em 8 de abril de 2021
HENRY Cauã
É muito importante e interessante essa linguagem em libras
Publicado em 8 de abril de 2021
Nicolas
Conteúdo muito bom!
Publicado em 8 de abril de 2021
Alissa Dias
eu achei muito interessante falar sobre libras que uma línguaque poucos sabemos.
Publicado em 11 de abril de 2021
Israel Gustavo
Eu aprendi o sinal de cuscuz e o sinal de boa viagem.
Publicado em 12 de abril de 2021