Espirra daqui, coça dali

Situação um: atchim! Os olhos ficam cheios d’água e você espirra de montão. Situação dois: uma coceira danada. A pele se enche de placas vermelhas e a sensação é de um nó na garganta. O que essas duas cenas têm em comum? Ora, podem ser sinais de uma alergia!

As alergias aparecem quando o sistema imunológico – que protege você de vírus, bactérias e fungos – reage exageradamente a uma determinada substância. “Essa substância pode fazer parte do cotidiano, como a poeira, o mofo e até certos tipos de comida”, diz a médica Solange Valle, do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho.

Na alergia respiratória, causada por substâncias presentes no ar, os sintomas mais comuns são espirros, tosse e nariz escorrendo, quase os mesmos de um resfriado – porém, os sintomas da alergia estão sempre presentes, enquanto os do resfriado aparecem só de vez em quando. Além disso, o resfriado é uma doença contagiosa causada por um vírus, enquanto a alergia é uma doença hereditária, ou seja, passada de pais para filhos.

Já quando uma pessoa tem alergia alimentar, ela se sente mal sempre que come algo específico, mesmo que a comida não esteja estragada. Isso acontece porque seu corpo produz muitos anticorpos contra o alimento, como se ele fosse um microrganismo causador de doença. O resultado? Placas vermelhas e inchadas que coçam muito. Podem aparecer também diarreia e dor de barriga. Nesse caso, o melhor a fazer é evitar comer o que causa a alergia. Muitas vezes, alergias a leite, ovos e soja, que aparecem em crianças, podem sumir na fase adulta. Outras, como a alergia ao camarão, podem durar a vida toda.

Para descobrir se você é alérgico a alguma coisa, você pode ir a um médico alergista. Às vezes, é preciso fazer testes para identificar as substâncias que causam alergia. Em um deles, o médico aplica uma pequena quantidade de vários tipos de substâncias na pele do paciente. Se ele for alérgico a alguma delas, sua pele vai coçar e ficar vermelha, como uma picada de mosquito.

Mas não esquente a cabeça: se você descobrir que é alérgico, saiba que existem vários tratamentos para diminuir o incômodo causado pelas alergias – o médico é a pessoa certa para dizer qual será o mais indicado.

 

Matéria publicada em 18.10.2011

COMENTÁRIOS

  • Anna Elise

    Bom texto!

    Publicado em 15 de junho de 2019 Responder

Envie um comentário

Mariana Rocha

Cresci gostando de fazer descobertas para escrever sobre elas. Na CHC consigo ser curiosa e escritora, tudo ao mesmo tempo!

CONTEÚDO RELACIONADO

Um mergulho com os peixes

Acompanhe o final da aventura de Rex, Diná e Zíper e suas descobertas no fundo do mar.