Espirra daqui, coça dali

Situação um: atchim! Os olhos ficam cheios d’água e você espirra de montão. Situação dois: uma coceira danada. A pele se enche de placas vermelhas e a sensação é de um nó na garganta. O que essas duas cenas têm em comum? Ora, podem ser sinais de uma alergia!

As alergias aparecem quando o sistema imunológico – que protege você de vírus, bactérias e fungos – reage exageradamente a uma determinada substância. “Essa substância pode fazer parte do cotidiano, como a poeira, o mofo e até certos tipos de comida”, diz a médica Solange Valle, do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho.

Na alergia respiratória, causada por substâncias presentes no ar, os sintomas mais comuns são espirros, tosse e nariz escorrendo, quase os mesmos de um resfriado – porém, os sintomas da alergia estão sempre presentes, enquanto os do resfriado aparecem só de vez em quando. Além disso, o resfriado é uma doença contagiosa causada por um vírus, enquanto a alergia é uma doença hereditária, ou seja, passada de pais para filhos.

Já quando uma pessoa tem alergia alimentar, ela se sente mal sempre que come algo específico, mesmo que a comida não esteja estragada. Isso acontece porque seu corpo produz muitos anticorpos contra o alimento, como se ele fosse um microrganismo causador de doença. O resultado? Placas vermelhas e inchadas que coçam muito. Podem aparecer também diarreia e dor de barriga. Nesse caso, o melhor a fazer é evitar comer o que causa a alergia. Muitas vezes, alergias a leite, ovos e soja, que aparecem em crianças, podem sumir na fase adulta. Outras, como a alergia ao camarão, podem durar a vida toda.

Para descobrir se você é alérgico a alguma coisa, você pode ir a um médico alergista. Às vezes, é preciso fazer testes para identificar as substâncias que causam alergia. Em um deles, o médico aplica uma pequena quantidade de vários tipos de substâncias na pele do paciente. Se ele for alérgico a alguma delas, sua pele vai coçar e ficar vermelha, como uma picada de mosquito.

Mas não esquente a cabeça: se você descobrir que é alérgico, saiba que existem vários tratamentos para diminuir o incômodo causado pelas alergias – o médico é a pessoa certa para dizer qual será o mais indicado.