Crianças no espaço

Trabalhar com pesquisas espaciais, mandar mensagens para o espaço, colocar satélites em órbita. Tudo isso parece missão para super cientistas, bem distante da realidade de jovens estudantes do ensino fundamental. Mas existe um grupo de alunos de 7º ano que estão fazendo exatamente isso!

Uma galerinha de Ubatuba, São Paulo, será o grupo mais jovem do mundo a construir e enviar um satélite para o espaço! São 108 estudantes da Escola Municipal Presidente Tancredo Neves que, juntos, estão colocando a mão na massa para construir o Ubatubasat. Eles começaram o trabalho no ano passado e devem concluir até o final do ano.

O projeto surgiu quando o professor de matemática, Cândido Moura, ouviu falar sobre uma empresa que vende peças para  montar satélites. Ele começou a espalhar a ideia. O pessoal da escola apoiou, a cidade apoiou, até o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais apoiou! “Alguns ficaram desconfiados: ‘será que vai dar certo?’”, conta o professor. “Mas a maior parte das pessoas ficou muito animada quando contei a ideia”.
Cândido conseguiu dinheiro para comprar as peças e agora o projeto está em andamento. “Os alunos estão aprendendo a soldar as placas, a construir os equipamentos e os protótipos”, explica Cândido.


Está todo mundo se esforçando, e o trabalho duro terá recompensa: as crianças que mais se destacarem na construção do Ubatubasat viajarão para os Estados Unidos para acompanhar o lançamento do satélite, em novembro. Muito chique, não é?

O Ubatubasat pesa 750 gramas e mede 8,9 cm de diâmetro e 12,7cm de altura. Ele pode ser usado para se comunicar com a Terra e a escola Tancredo Neves já está preparando um concurso para escolher uma mensagem de paz que poderá ser captada por rádios amadoras de todo o mundo. É o Brasil mandando seu recado… do espaço!

Matéria publicada em 02.08.2011

COMENTÁRIOS

  • Anna Elise

    Nossa eu queria ter estudado nessa escola, deve ter sido muito legal!

    Publicado em 4 de agosto de 2018 Responder

Nicolly Vimercate

CONTEÚDO RELACIONADO

Um mergulho com os peixes

Acompanhe o final da aventura de Rex, Diná e Zíper e suas descobertas no fundo do mar.

Rex, Diná e Zíper em…

Um lanchinho para os peixes. É correto alimentar esses animais na natureza?