Chega de chororô

Muita gente morre de medo de injeção e abre o berreiro quando precisa tomar vacina. Mas, você sabe, vacinar-se é importante para ficar protegido de um monte de doenças. Pensando nisso, pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, nos Estados Unidos, criaram um método de vacinação que, além de indolor, pode ser mais eficaz que as famosas – e doloridas – injeções.

A vacina é feita de agulhas tão pequenas que não causam nenhuma dor. Em volta delas, os cientistas colocaram camadas de grandes moléculas chamadas polímeros, ligadas a um pedaço de DNA de um vírus. Quando a vacina é aplicada na pele, os polímeros se desfazem aos poucos e liberam o material genético do vírus, ativando nosso sistema imunológico.

As agulhas usadas na vacina são muito pequenas e não causam dor. Revestidas com polímeros e DNA de vírus, elas liberam o material na nossa pele, o que ativa o funcionamento do nosso sistema imunológico (Imagem: Arte de Mariana Rocha sobre foto de Peter DeMuth / Wellcome Images)

Segundo o bioquímico Peter DeMuth, a vacina é aplicada na pele como se fosse uma tatuagem, mas sem deixar marcas. “Tradicionalmente, as vacinas são aplicadas no músculo, mas ele não é tão exposto a infecções como a pele e, por conta disso, suas células de defesa são menos ativas, o que reduz a eficácia das vacinas”, explica.

Em um teste de vacina contra o vírus HIV, causador da Aids, Peter conta que camundongos que receberam a nova vacina ficaram dez vezes mais protegidos da doença do que aqueles tratados com injeção.

A vacina é aplicada na pele como uma tatuagem, mas não deixa marcas (Foto: Peter DeMuth)

Agora, a equipe pretende avaliar se macacos também podem ficar imunes a doenças após o uso da nova vacina. Antes de chegar aos postos de saúde, porém, o novo método de vacinação ainda precisa passar por muitos testes. Quem sabe, no futuro, tomar vacina pode doer menos do que uma picadinha de mosquito!

Matéria publicada em 06.02.2013

COMENTÁRIOS

  • jeanne duarte

    Seria muito bom tomar vacina sem dor. sei o quanto é difícil para os pais que levam seus filhos para o posto de saúde e ver aquele chororó, quem sabe até mesmo os próprios preferissem tomar a vacina no lugar de seus filhos só por não ter que passar o vexame de ver a situação que eles ficam.

    Publicado em 21 de maio de 2020 Responder

  • MARIA DA CRUZ

    Idéia inovadora ,maravilha essa vacina ,muitas crianças ,jovens e adultos iriam tomar concerteza todas as doses sem problemas algum,pois muitos adultos não tomam vacinas por medo da dor.

    Publicado em 17 de agosto de 2020 Responder

  • Ana Paula

    Seria muito bom tomar vacina sem dor. Para os pais é um momento de choro e sofrimento, mesmo sabendo que é para o bem das crianças.

    Publicado em 19 de outubro de 2020 Responder

  • Mailana

    É muito importante tomar vacina para se proteger

    Publicado em 19 de novembro de 2020 Responder

  • Mailana

    É muito importante tomar vacina para se proteger das doenças

    Publicado em 19 de novembro de 2020 Responder

  • Mailana

    É muito importante tomar a vacina

    Publicado em 19 de novembro de 2020 Responder

  • Alcineide

    A vacina é muito importante, para que ficarmos protegidos de doenças.

    Publicado em 2 de dezembro de 2020 Responder

  • Ana Paula Bitencourt Dias

    É muito importante tomar vacinada, assim ficamos mais protegidos contra determinadas doenças.

    Publicado em 13 de julho de 2021 Responder

Mariana Rocha

Cresci gostando de fazer descobertas para escrever sobre elas. Na CHC consigo ser curiosa e escritora, tudo ao mesmo tempo!

CONTEÚDO RELACIONADO

Um mergulho com os peixes

Acompanhe o final da aventura de Rex, Diná e Zíper e suas descobertas no fundo do mar.

Rex, Diná e Zíper em…

Um lanchinho para os peixes. É correto alimentar esses animais na natureza?