Beijo traiçoeiro

Ela chega devagarzinho e, quando você menos espera, está plantada no chão de sua sala. Argh, a barata! Todo mundo quer que ela suma, e não faltam inseticidas para eliminar o indesejável inseto. Pois saiba que alguns métodos para fazer as baratas desaparecerem das casas usa o próprio comportamento desses bichos como estratégia!

As baratas têm o estranho hábito de comerem umas às outras – isso acontece quando a companheira está morta, machucada ou se há muitas baratas vivendo juntas. “Elas são um dos poucos grupos que fabricam, no sistema digestório, potentes quitinases, substâncias que ajudam a digerir o corpo de outros insetos”, conta o entomólogo Eduardo Fox, da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Sabendo disso, a armadilha perfeita é oferecer à barata uma pequena dose de veneno, com a qual ela ainda será capaz de chegar viva à colônia. Lá, por estar debilitada, será alvo de outras baratas, que se contaminarão com o veneno e morrerão após jantarem a primeira contaminada.

Além de praticarem o canibalismo, esses insetos têm um outro comportamento inusitado: adoram se beijar! Isto é, trocar secreções pela boca. Assim, passam microrganismos importantes aos seus pares. Mas esse hábito também facilita a contaminação por inseticidas e torna mais fácil exterminá-los.

O mesmo acontece com aquelas formiguinhas que são doidas por um pedaço de bolo: também são muito beijoqueiras! Uma das formas de fazê-las desaparecer é por meio de uma massinha que contém substâncias doces e um pouco de veneno. Colocada nos cantos da cozinha, são uma armadilha para as formigas doceiras que se contaminam e retornam ao formigueiro, passando o veneno para as companheiras, inclusive a formiga-rainha e as larvas.

Entendeu como funcionam alguns remédios contra insetos? Pode ser necessário usá-los, mas lembre-se: existem empresas especializadas em aplicar esse tipo de produto – nada de testá-los por conta própria!

Matéria publicada em 25.10.2011