As dez mais de 2011

Há cinco anos, a Universidade do Estado do Arizona, nos Estados Unidos, divulga uma lista com as dez espécies mais curiosas descritas no ano anterior. Na lista deste ano, estão um macaco com nariz arrebitado, uma vespa que bota ovos em formigas e um cogumelo em forma de esponja, além de uma tarântula azul que vive em Minas Gerais e na Bahia – a primeira espécie brasileira a entrar para a lista.

Rogério Bertani, biólogo do Instituto Butantan que ajudou a descrever a espécie, explica que os primeiros exemplares da aranha foram descobertos nos anos 1970 e 1980, em Minas Gerais. Mas, como eram apenas duas aranhas, os cientistas não tinham material para descrever a nova espécie. Por sorte, novos exemplares foram encontrados na Bahia em 2008, e os pesquisadores começaram o trabalho de descrição.

Batizada de tarântula-de-Sazima em homenagem ao pesquisador que a descobriu, a espécie vive em regiões montanhosas e, como toda aranha, é venenosa. “O veneno não é forte o suficiente para matar uma pessoa, mas pode causar dor e outras reações”, explica Rogério. Os pesquisadores acreditam que ela se alimenta de insetos, outras aranhas e pequenos lagartos e anfíbios.

Para figurar entre as dez mais de 2011, a tarântula brasileira precisou vencer muita concorrência. O professor de história natural Quentin Wheeler, um dos organizadores da lista, explica que recebeu sugestões de cientistas, jornalistas e até do público interessado. Foram centenas de espécies, dentre as quais um time de 14 especialistas – vindos de países como Estados Unidos, Brasil, Canadá, África do Sul e da Nova Zelândia – escolheu as dez mais interessantes.

Confira, na galeria abaixo, as espécies eleitas:

[jj-ngg-jquery-slider gallery=”8″ html_id=”about-slider” width=”600″ height=”450″ center=”1″ effect=”fade” pausetime=”7000″ order=”sortorder” animspeed=”400″]

Matéria publicada em 25.06.2012

COMENTÁRIOS

Envie um comentário

LucasConrado

Já quis ser astronauta, cientista, astrônomo e biólogo. Sempre gostei muito de ler sobre ciência e hoje adoro escrever sobre isso!

CONTEÚDO RELACIONADO

Um mergulho com os peixes

Acompanhe o final da aventura de Rex, Diná e Zíper e suas descobertas no fundo do mar.