Do rio ao mar
Mário morava no rio, mas sonhava em conhecer o mar. Sua mãe contou que seus parentes mais antigos, que ele nem conheceu, vieram do outro lado do mar e trouxeram um talismã capaz de transportá-lo até o oceano. E não é que Mário foi mesmo?! Ele viu muita beleza, mas também muita tristeza como a poluição das águas. Mergulhe nessa história!
Tudo é mar. Texto de Madu Costa e ilustrações de Josias Marinho. Brinque-book.
Novo mundo
Rosa, Juçara e Ana Mirim vivem em uma terra árida, sem muita chuva e sem muita vida também. Alguns bichos que a gente conhece, como o elefante e o macaco, ficaram somente na memória, e as meninas tentam reproduzir em desenhos o que os mais velhos contam. Na cabeça delas, o elefante tinha três olhos, já o macaco tinha um rabo muito, mas muito comprido mesmo! Eu e você temos a sorte de saber que esses bichos ainda existem, né? O que será que aconteceu no mundo delas?
Tapera. Texto de Marcelo Jucá e ilustrações de Vanessa Prezoto. Elo Editora.
Aldeia de gigantes
Oquirá mora em uma aldeia indígena rodeada por árvores gigantes. Os adultos contam que nelas moram seus ancestrais, indígenas ainda mais velhos, protetores do lugar. Mas a menina quer conhecer a vida fora da aldeia e parte em uma aventura que desafiará seu destino.
Caminho de gigantes. Dirigido, produzido e escrito por Alois Di Leo. Disponível na plataforma de vídeo Vimeo.

Podcão
Você tem bichos de estimação? Se a resposta é sim, fique atento ao deixá-los sozinhos em casa. Eles podem aprontar muito mais do que um simples xixi no tapete. Podem, por exemplo, gravar um podcast, como a vira-lata Dori. Ela tem um programa chamado “Meu humano saiu” e recebe muitos “cãovidados”, com a ajuda da repórter Gleice Leide, uma pomba.
Meu humano saiu. Roteiro, direção e vozes de Nicole Marangoni. Disponível na plataforma de áudio Spotify.
Matéria publicada em 01.10.2025