Parceiros na natureza

Para fazer a polinização, algumas plantas podem contar com ajudantes bem curiosos

Transferir grãos de pólen entre flores é um processo essencial para a reprodução de grande parte dos vegetais. E muitas plantas produzem néctar em suas flores, como forma de atrair animais que, sem querer, acabam ajudando na polinização.

Ao pensar nisso, é comum imaginarmos abelhas e beija-flores passeando de flor em flor. Mas não se engane: a polinização zoofílica – aquela que conta com a ajuda de animais – pode ser executada por muitos outros bichos, alguns inesperados!

Cientistas brasileiros têm descoberto fatos surpreendentes nas relações entre plantas e seus polinizadores. Uma dessas descobertas envolve uma curiosa perereca das restingas (vegetação próxima das praias) do Rio de Janeiro, conhecida por ser o único anfíbio do mundo que se alimenta preferencialmente de frutos. Recentemente esta espécie foi observada se alimentando também de néctar, entrando e saindo das flores com a carinha suja de pólen. Ou seja, além do seu já conhecido papel na dispersão de sementes, ela também parece ser uma boa parceira das plantas da restinga quando o assunto é polinização.

A rara perereca-comedora-de-frutos (Xenohyla truncata) está ameaçada de extinção, apesar do seu importante papel na polinização e dispersão de sementes de plantas da restinga.
Foto Carlos Henrique de Oliveira Nogueira

Uma planta bem diferente, que vive escondida no subsolo da Mata Atlântica, também está sendo investigada: é a esponja-de-raiz. Suas flores, parecidas com cogumelos, são as únicas partes visíveis na superfície. Somente há alguns anos, foi descoberto que elas são polinizadas por diversos animais, como abelhas, vespas, aves, camundongos e até gambás! Mas as surpresas não pararam por aí…

Em algumas áreas, o morcego-beija-flor está entre os principais polinizadores da esponja-de-raiz. O fato curioso é que as flores ficam no chão e são protegidas por brácteas (estruturas que lembram escamas), bem diferente de outros tipos de flores normalmente polinizadas por morcegos. Curiosamente, os morcegos só conseguem acessar o néctar depois que gambás e pássaros “descascam” as flores. Ainda assim, eles precisam pairar no ar ou mesmo pousar no chão para sugar o néctar, ficando neste momento expostos ao ataque de predadores. Só mesmo um lanchinho muito especial para valer todo este sacrifício!

À esquerda, um morcego-beija-flor (Glossophaga soricina), pousado no chão, ele lambe o néctar da estranha planta esponja-de-raiz (Scybalium fungiforme).
Foto Felipe Amorim