
A fila na porta já dá pistas de que algo acontece por ali. É uma construção exuberante, em estilo neogótico. Dentro, a escadaria vermelha e o enorme vitral colorido no teto explicam por que esse lugar é chamado de “a livraria mais bonita do mundo”. Sim, é a Livraria Lello, que fica na cidade do Porto, em Portugal.
Ela abriu as portas em janeiro de 1906! Além da arquitetura e do ambiente únicos, a Livraria Lello se destaca pelo grande acervo, pela edição de livros, apresentações de concertos e conversas que celebram a literatura e a língua portuguesa. É uma livraria viva, que recebe 3 mil leitores e visitantes por dia! Quer entrar com a gente?
A história da Livraria Lello está cheia de peripécias. Em 1869, um senhor francês chamado Ernesto Chardron ganhou a loteria e, com todo aquele dinheiro, decidiu realizar um sonho: abrir uma livraria. Nasceu assim a Livraria Internacional de Ernesto Chardron, na Rua dos Clérigos, no Porto. Além de livreiro, ele se tornou também editor e, em pouco tempo, produziu muitos livros dos melhores escritores portugueses e franceses.
Alguns anos depois, José Pinto de Sousa Lello, um homem apaixonado por livros, sonhava em tornar-se livreiro e decidiu comprar todos os livros da Livraria de Ernesto Chardron. Assim, em 1906, a família Lello construiu a Livraria Lello, na rua das Carmelitas, número 144, no centro da cidade portuguesa do Porto, onde permanece até hoje. Na entrada da livraria, é possível ler “Livraria Lello & Irmão”, bem como “Livraria Chardron”. Já as deusas na fachada representam a Ciência e a Arte. Em 2013, o edifício foi classificado como “Monumento de Interesse Público”.
Matéria publicada em 01.12.2025
Para acessar este ou outros conteúdos exclusivos por favor faça Login ou Assine a Ciência Hoje das Crianças.