Tome nota de uma informação importante: a luz do Sol ou de uma lâmpada quando ilumina um objeto é refletida nele e se espalha em várias direções. Os nossos olhos detectam essa luminosidade que vem dos objetos e também as cores deles. Já o cérebro se encarrega de interpretar o que estamos vendo. Junte os dois órgãos: olhos + cérebro e… Tcha-ram!! A visão acontece!
Alguns objetos refletem mais luz e, portanto, são, para os nossos olhos, mais claros. Outros objetos refletem menos luz e os vemos mais escuros. Por exemplo, existem gatos brancos e pretos: os brancos refletem bastante a luz que chega neles, enquanto os pretos quase não refletem a luz. Isso acontece porque o que tem cor branca reflete todas as cores, e o que é preto absorve todas elas.
Há também outras coisas que podem parecer claras ou escuras se forem muito ou pouco iluminadas. Isso pode acontecer se a luz, por algum motivo, não chegar ao objeto que temos diante dos olhos. Vamos a um exemplo…
Imagine que você está caminhando em um dia ensolarado. Você está sendo iluminado(a) pelo Sol e até sente na pele o calor que a luz produz; o gato branco que caminha à sua frente também sente a luz solar e aparece para você bem branquinho. Mas, d. De repente, durante a caminhada, um poste fica entre o gato e o Sol. Nesse momento, o gato branco fica escuro! Por quê? Porque a luz do Sol não consegue mais chegar até ele e, já por isso, não é refletida como era antes (quando ele caminhava iluminado pelo Sol).
Dizemos, neste caso, que o gato entrou na sombra do poste.
Todas as coisas que não são transparentes produzem sombra, ou seja, impedem a luz de continuar o seu caminho e iluminar outros objetos. Assim, o poste que se colocouacabou ficando entre o gato e o Sol, por não ser de vidro, impediu que a luz chegasse ao felino.
Nós mesmos, ao caminhar, por não sermos transparentes, impedimos que a luz chegue a uma parte do chão, parte esta que também fica escura – é a sua sombra! Dependendo de onde está o Sol, ela será muito grande ou bem pequena. Veja na figura abaixo (e observe você mesmo ao caminhar na rua) que as sombras são maiores no inicio e no final do dia.
Os objetos que não deixam passar a luz e, portanto, sempre fazem sombra são chamados opacos. Pessoas, pedras, madeiras, metais e alguns papéis são exemplos de objetos opacos. Já objetos que deixam quase toda a luz passar são chamados transparentes. A, como, por exemplo, alguns vidros, cristais e plásticos são considerados transparentes.
Na verdade mesmo, só o vácuo (espaço onde nada, nem o ar existe) é completamente transparente à luz. O vidro, e até mesmo o ar, por mais que pareçam, não são completamente transparentes à luz.
Agora, que você tem algumas informações sobre sombras, que tal realizar alguns testes para observá-las com mais atenção? Você vai precisar apenas de uma lanterna (pode ser a do celular), alguns objetos opacos à sua escolha e de suas próprias mãos!
Sombras de objetos opacos
Acenda a lanterna e coloque diferentes objetos na frente da luz (bonecos de plástico, caixas, livros, pedras etc.). Agora formule algumas perguntas e tente respondê-las.
Por exemplo: a luz atravessa algum desses objetos? Esse objeto faz sombra? A sombra é mais ou menos escura? Por último, aproxime e afaste os objetos da luz. O que acontece com as suas sombras?
Sombras de mãos
As suas mãos são opacas, ou seja, não deixam passar luz, produzindo boas sombras. Com um pouquinho de treino, você pode se divertir muito criando sombras com formas de animais. Quer experimentar? Então, escolha um cômodo da sua casa, apague a luz, feche janelas e portas. Em seguida, acenda a lanterna e aponte-a para uma parede. Agora, basta colocar as mãos na frente da lanterna e tentar seguir os modelos abaixo. Mas é claro que você também pode inventar outros!
Marcelo M. F. Saba
Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais
Matéria publicada em 30.09.2022
Lorena
Adorei o artigo achei interessante
João Heizo Medeiros de Freitas
eu apredi os movimeitos como fazer sombras com as mãos em forma de animais, e muita soutras coisas . Muito obrigado
E M. E I. F Jose Emidio de Aquiar
Profe . Sueli . de Feitas .
Cidade: Barueri
maria clara e amandinha
eu adorei sou do colegio vida ativa e ameiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii
Maria Eduarda - Aluna da Emeb Fco Rodrigues de Medeiros. São Benedito-Ce
Eu achei o artigo muito interessante, pois eu aprendi o porquê que as sombras ganha formas e tamanho. Também gostei de descobrir que podemos fazer formas diferentes de sombras com as mãos, é muito divertido.
Lara Crisley aluna do 8°ano da escola EMEB Cícero Clementino de Medeiros São Benedito-Ce
Querido Editor,
Achei muito interessante o antigo, pois na minha opinião nela explica de uma forma simples e bem infantil!
Fazendo com que a criança entenda mais fácil.
Atenciosamente
Cris ♡
Maria Yasmin
Achei interessante a forma como explicaram e como deram bons exemplos sobre como a formação das sombras acontece, eu já sabia um pouco mas gostei dessa edição!
Atenciosamente.
Maria Yasmin, do 8° ano da E.M.E.B Francisco Rodrigues de Medeiros – Ceará
Rebeka Bispo
Muito obrigada pela força de aprender com a CHC
MANUELA DE LIMA COSTA
Olá,
Adorei o texto. Usei na minha aula de Ciências com meus alunos e todos acharam super interessante realizar os movimentos com as mãos para criar sombras com formatos diferentes.
Abraços,
Professora Manuela Costa – Barrocas/BA
Emanuel de Queiroz Santana Ferreira
Boa noite! Meu nome é Emanuel (Emanuelfepasa),li o artigo Fabrica de sombras e achei muitíssimo legal,pois entendi como as sombras são feitas e que de acordo com a posição do Sol a sombra muda de posição e tamanho.
Um abraço e aguardo novos artigos,tenho uma sugestão: um artigo sobre as ferrovias brasileiras atuais.
Estudo na Escola Pinte o Sete Barrocas/BA.
Emanuel de Queiroz Santana Ferreira
Boa noite! Meu nome é Emanuel (Emanuelfepasa),li o artigo Fabrica de sombras e achei muitíssimo legal,pois entendi como as sombras são feitas e que de acordo com a posição do Sol a sombra muda de posição e tamanho.
Um abraço e aguardo novos artigos,tenho uma sugestão: um artigo sobre as ferrovias brasileiras atuais.
Estudo na Escola Pinte o Sete Barrocas/BA.
Adriano, Fabrício, Gustavo, Helena, João, Joaquim, Julia, Matheus, Osvaldo,e Pedro
Boa tarde!!!!
Somos alunos do Centro Educacional Nova Resende – MG
Queremos falar para vocês, que gostamos muito de aprender sobre as diferentes medidas de sombra. Continuaremos lendo todos os artigos e temos uma sugestão: Artigos sobre animais em extinção.
Camila Camargo
Olá, aqui quem fala são os alunos do 4° ano do Colégio Dom, Guaratinguetá -SP.
Hoje nós lemos o artigo Fábrica de sombras. Foi muito legal, fomos até a área externa da nossa escola, e juntos realizamos as sombras sugeridas na matéria.
Um abraço da Professora Camila e dos alunos do 4° ano, do Colégio Dom.
Arthur Henrique Ferreira da Silva
Achei os assuntos bem interessantes
isabella iglesias cassettari
Olá, sou a Isabella e sou do COB Colégio Brasilia 4 ano ,eu AMEI aprender sobre as sombras e tambem gostei muito de ver como fazer as sombras e tambem amei todas as ilustrações e não tenho sombra de duvida de tão bem que explicaram.
Um beijão e um abraço apertado Isabella I . C COB
Enrico Lorenzo
Olá, equipe CHC!
Sou Enrico Lorenzo, aluno do 4⁰ ano do IEMP (Pio IX – Pi), gostaria de dizer que adorei ler o texto: Fábrica de Sombras. Gostei de fazer sombras com as mãos.
Sugiro que falem sobre teatros de sobras.
Um abraço!
E até a próxima.
rafaela marques caldeira
achei super interessante, super explicativo
davi alves
eu achei muito real o seu artigo .
Rafaela Marques Caldeira
amei muito parabéeeeens!
Rafaela Alves Coelho
na real eu adoreiiiiiiiii. e um aprendizado maravilhoso para as crianças
leo bueno de souza morimoto
achei muito legal adorei os animais de sombra o artigo e muito fasil e real
lavinia cecilia barreto silva
achei super interessante,varias formas legais, amei esse artigo ,varias formas diferentes e da para fazer no sol e na sombra e também varias informações legais.
Benjamin Antônio Coura Eustáquio
A fábrica de sombras me ajudou a fazer sombras com formato de animais, a ver como um eclipse solar e lunar funciona,e a ver como as sombras são feitas.
Obrigado,CHC
Meu nome é Benjamin Antônio Coura Eustáquio
Estudo no Colégio Kennedy,em João Monlevade-MG
maria rita
ola,
eu achei muito interessante e incrível e muito legal para o aprendizado de muitas crianças.
Heitor Lopes Braga Aluno Do 4 ano Colegio Kennedy
Achei interessante não sabia como o eclipse funcionava , também aprendi a fazer sombra com a mão e que horário a sombra se modifica e o exemplos eram bom e fácil de entender adorei o artigo!
atenciosamente
Heitor Lopes
Heitor martins maia
site muito criativo amei muito bom!!! do kennedy aluno 4- ano e muito pensado em criancas esse comentario e ao Brasilsao
maria julia
oii ,sou maria julia do 4 ano achei bem legal esse site de sombras tem imagens muito interessantes e legais,na minha opiniao eu dou 10/10
pedro souza lacerda
tambem gostuei aprendi muitas formas
recomendo
miguel
muito bom e educativo
pedro
tambem gostuei eu aprendi muitas formas
Gustavo
Achei o site muito interesante.E recomendo gosto de sombras e amei.
ALICE
EU AMEIIIII EU APRENDI MUITO
Rai castro
tanben gostei e uma fabula boa.
Manuela M G Fujimoto
Eu achei o conteúdo super interessante e bom pra fazer na festa do pijama!!nota 10/10.
sarah
eu achei divertido e legal , pois ensina muita coisa sobre a ciencia para criancas! amei!!
carlos
eu não sabia do movimento da sombra agora eu sei e foi muito legal
Davi
gostei muito disso e bem explicado e incrível
Sofia
Eu gostei muito da historia
Heitor Julio Guerra De Souza
O conteúdo e muito interessante e eu aprendi varias coisas com este texto.
GABY
EU ACHEI DIVERTIDO .POIS ELE FALA DE VARIAS COISAS INTERESANTES. E RECOMENDAVEL PARA CRIANCAS AMEI!
Sofia de matos norberto
12-09-24 : Oi boa tarde meu nome e Sofia e Aprendi muito as sombras são mais o menos de fazer são muito legais a e aprendi o que e transparente e opaco🗿🍷👌
Como vi comecei a ficar com medo DO TAMANHO TO TEXTO mas li rápido e não tinha entendido nada e li depois com atenção e calma fiz as sombras elas são muito legais so que são difíceis de fazer e quero falar só isso tchau 👍 😃(・∀・)
Stella Macedo Oliveira
Eu amei a revista achei super interessante , é praticamente uma aula. Aaa não posso me esquecer, a parte que eu mais
gostei foi a das sombras , algumas ficaram bem bacanas e engraçadas.
bjs da aluna Stella Macedo Oliveira, tchau, tchau.
Murilo Costa de Góes
Eu amei aprender sobre a sombra tb é interessante criar artigos sobre coisas assim
AnaLuiza
Adorei muito legal e educativo
melhor revista infantil que uma criança ja leu
miguel
concordo
eduardo
oi eu adorei porque eu sou do colegio marques
( I ^^ I )
Miguel Martins Pereira
Olá CHC, meu nome é miguel sou do colégio marquês de monte alegre e eu sou muito fã de voces, até tenho um livro e nós da minha turma estamos estudando sobre entrevistas, sabem se tem algum lugar virtual da CHC que fala sobre entrevista.
Grato, Miguel martins
laura ramalho
ola . eu achei muito interesante o texto e divertido, minha pofessora mandou agente ler o texto e na apostila faser um comentario meu comentario nao foi este mas nao ten ploblema.
tchau pesoal da chc,ciencia hoje das crianças.