Fábrica de sombras

Grandes ou pequenas, como surgem as sombras? Antes de responder a esta pergunta, precisamos fazer outra para não deixar sombra de dúvida! A pergunta é: como enxergamos? O que isso tem a ver com as sombras você já vai saber!

Ilustrações Evandro Marenda

Tome nota de uma informação importante: a luz do Sol ou de uma lâmpada quando ilumina um objeto é refletida nele e se espalha em várias direções. Os nossos olhos detectam essa luminosidade que vem dos objetos e também as cores deles. Já o cérebro se encarrega de interpretar o que estamos vendo. Junte os dois órgãos: olhos + cérebro e… Tcha-ram!! A visão acontece! 

Alguns objetos refletem mais luz e, portanto, são, para os nossos olhos, mais claros. Outros objetos refletem menos luz e os vemos mais escuros. Por exemplo, existem gatos brancos e pretos: os brancos refletem bastante a luz que chega neles, enquanto os pretos quase não refletem a luz. Isso acontece porque o que tem cor branca reflete todas as cores, e o que é preto absorve todas elas. 

Bloqueio solar

Há também outras coisas que podem parecer claras ou escuras se forem muito ou pouco iluminadas. Isso pode acontecer se a luz, por algum motivo, não chegar ao objeto que temos diante dos olhos. Vamos a um exemplo…

Imagine que você está caminhando em um dia ensolarado. Você está sendo iluminado(a) pelo Sol e até sente na pele o calor que a luz produz; o gato branco que caminha à sua frente também sente a luz solar e aparece para você bem branquinho. Mas, d. De repente, durante a caminhada, um poste fica entre o gato e o Sol. Nesse momento, o gato branco fica escuro! Por quê? Porque a luz do Sol não consegue mais chegar até ele e, já por isso, não é refletida como era antes (quando ele caminhava iluminado pelo Sol). 

Dizemos, neste caso, que o gato entrou na sombra do poste. 

Mais sombra

Todas as coisas que não são transparentes produzem sombra, ou seja, impedem a luz de continuar o seu caminho e iluminar outros objetos. Assim, o poste que se colocouacabou ficando entre o gato e o Sol, por não ser de vidro, impediu que a luz chegasse ao felino.

Nós mesmos, ao caminhar, por não sermos transparentes, impedimos que a luz chegue a uma parte do chão, parte esta que também fica escura – é a sua sombra! Dependendo de onde está o Sol, ela será muito grande ou bem pequena. Veja na figura abaixo (e observe você mesmo ao caminhar na rua) que as sombras são maiores no inicio e no final do dia.

Gráfico Nato Gomes

Os objetos que não deixam passar a luz e, portanto, sempre fazem sombra são chamados opacos. Pessoas, pedras, madeiras, metais e alguns papéis são exemplos de objetos opacos. Já objetos que deixam quase toda a luz passar são chamados transparentes. A, como, por exemplo, alguns vidros, cristais e plásticos são considerados transparentes. 

Na verdade mesmo, só o vácuo (espaço onde nada, nem o ar existe) é completamente transparente à luz. O vidro, e até mesmo o ar, por mais que pareçam, não são completamente transparentes à luz.

1, 2, 3, testando!

Agora, que você tem algumas informações sobre sombras, que tal realizar alguns testes para observá-las com mais atenção? Você vai precisar apenas de uma lanterna (pode ser a do celular), alguns objetos opacos à sua escolha e de suas próprias mãos!

Sombras de objetos opacos

Acenda a lanterna e coloque diferentes objetos na frente da luz (bonecos de plástico, caixas, livros, pedras etc.). Agora formule algumas perguntas e tente respondê-las.

Por exemplo: a luz atravessa algum desses objetos? Esse objeto faz sombra? A sombra é mais ou menos escura? Por último, aproxime e afaste os objetos da luz. O que acontece com as suas sombras? 

Sombras de mãos

As suas mãos são opacas, ou seja, não deixam passar luz, produzindo boas sombras. Com um pouquinho de treino, você pode se divertir muito criando sombras com formas de animais. Quer experimentar? Então, escolha um cômodo da sua casa, apague a luz, feche janelas e portas. Em seguida, acenda a lanterna e aponte-a para uma parede. Agora, basta colocar as mãos na frente da lanterna e tentar seguir os modelos abaixo. Mas é claro que você também pode inventar outros!

Marcelo M. F. Saba
Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais

video
play-sharp-fill

Aqui tem um coelho
musculoso se exibindo!
Você consegue fazer igual?

Matéria publicada em 30.09.2022

Comentários (47)

  1. Adorei o artigo achei interessante

  2. João Heizo Medeiros de Freitas

    eu apredi os movimeitos como fazer sombras com as mãos em forma de animais, e muita soutras coisas . Muito obrigado

    E M. E I. F Jose Emidio de Aquiar

    Profe . Sueli . de Feitas .

    Cidade: Barueri

    1. eu adorei sou do colegio vida ativa e ameiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii

  3. Maria Eduarda - Aluna da Emeb Fco Rodrigues de Medeiros. São Benedito-Ce

    Eu achei o artigo muito interessante, pois eu aprendi o porquê que as sombras ganha formas e tamanho. Também gostei de descobrir que podemos fazer formas diferentes de sombras com as mãos, é muito divertido.

  4. Lara Crisley aluna do 8°ano da escola EMEB Cícero Clementino de Medeiros São Benedito-Ce

    Querido Editor,

    Achei muito interessante o antigo, pois na minha opinião nela explica de uma forma simples e bem infantil!
    Fazendo com que a criança entenda mais fácil.

    Atenciosamente
    Cris ♡

  5. Achei interessante a forma como explicaram e como deram bons exemplos sobre como a formação das sombras acontece, eu já sabia um pouco mas gostei dessa edição!

    Atenciosamente.
    Maria Yasmin, do 8° ano da E.M.E.B Francisco Rodrigues de Medeiros – Ceará

  6. Muito obrigada pela força de aprender com a CHC

  7. Olá,
    Adorei o texto. Usei na minha aula de Ciências com meus alunos e todos acharam super interessante realizar os movimentos com as mãos para criar sombras com formatos diferentes.
    Abraços,
    Professora Manuela Costa – Barrocas/BA

  8. Emanuel de Queiroz Santana Ferreira

    Boa noite! Meu nome é Emanuel (Emanuelfepasa),li o artigo Fabrica de sombras e achei muitíssimo legal,pois entendi como as sombras são feitas e que de acordo com a posição do Sol a sombra muda de posição e tamanho.

    Um abraço e aguardo novos artigos,tenho uma sugestão: um artigo sobre as ferrovias brasileiras atuais.
    Estudo na Escola Pinte o Sete Barrocas/BA.

  9. Emanuel de Queiroz Santana Ferreira

    Boa noite! Meu nome é Emanuel (Emanuelfepasa),li o artigo Fabrica de sombras e achei muitíssimo legal,pois entendi como as sombras são feitas e que de acordo com a posição do Sol a sombra muda de posição e tamanho.

    Um abraço e aguardo novos artigos,tenho uma sugestão: um artigo sobre as ferrovias brasileiras atuais.
    Estudo na Escola Pinte o Sete Barrocas/BA.

  10. Adriano, Fabrício, Gustavo, Helena, João, Joaquim, Julia, Matheus, Osvaldo,e Pedro

    Boa tarde!!!!

    Somos alunos do Centro Educacional Nova Resende – MG

    Queremos falar para vocês, que gostamos muito de aprender sobre as diferentes medidas de sombra. Continuaremos lendo todos os artigos e temos uma sugestão: Artigos sobre animais em extinção.

  11. Olá, aqui quem fala são os alunos do 4° ano do Colégio Dom, Guaratinguetá -SP.
    Hoje nós lemos o artigo Fábrica de sombras. Foi muito legal, fomos até a área externa da nossa escola, e juntos realizamos as sombras sugeridas na matéria.
    Um abraço da Professora Camila e dos alunos do 4° ano, do Colégio Dom.

  12. Arthur Henrique Ferreira da Silva

    Achei os assuntos bem interessantes

  13. isabella iglesias cassettari

    Olá, sou a Isabella e sou do COB Colégio Brasilia 4 ano ,eu AMEI aprender sobre as sombras e tambem gostei muito de ver como fazer as sombras e tambem amei todas as ilustrações e não tenho sombra de duvida de tão bem que explicaram.

    Um beijão e um abraço apertado Isabella I . C COB

  14. Olá, equipe CHC!
    Sou Enrico Lorenzo, aluno do 4⁰ ano do IEMP (Pio IX – Pi), gostaria de dizer que adorei ler o texto: Fábrica de Sombras. Gostei de fazer sombras com as mãos.
    Sugiro que falem sobre teatros de sobras.
    Um abraço!
    E até a próxima.

  15. achei super interessante, super explicativo

  16. eu achei muito real o seu artigo .

  17. amei muito parabéeeeens!

  18. na real eu adoreiiiiiiiii. e um aprendizado maravilhoso para as crianças

  19. leo bueno de souza morimoto

    achei muito legal adorei os animais de sombra o artigo e muito fasil e real

  20. lavinia cecilia barreto silva

    achei super interessante,varias formas legais, amei esse artigo ,varias formas diferentes e da para fazer no sol e na sombra e também varias informações legais.

  21. Benjamin Antônio Coura Eustáquio

    A fábrica de sombras me ajudou a fazer sombras com formato de animais, a ver como um eclipse solar e lunar funciona,e a ver como as sombras são feitas.

    Obrigado,CHC
    Meu nome é Benjamin Antônio Coura Eustáquio
    Estudo no Colégio Kennedy,em João Monlevade-MG

  22. ola,
    eu achei muito interessante e incrível e muito legal para o aprendizado de muitas crianças.

  23. Heitor Lopes Braga Aluno Do 4 ano Colegio Kennedy

    Achei interessante não sabia como o eclipse funcionava , também aprendi a fazer sombra com a mão e que horário a sombra se modifica e o exemplos eram bom e fácil de entender adorei o artigo!

    atenciosamente
    Heitor Lopes

  24. site muito criativo amei muito bom!!! do kennedy aluno 4- ano e muito pensado em criancas esse comentario e ao Brasilsao

  25. oii ,sou maria julia do 4 ano achei bem legal esse site de sombras tem imagens muito interessantes e legais,na minha opiniao eu dou 10/10

  26. tambem gostuei aprendi muitas formas
    recomendo

  27. tambem gostuei eu aprendi muitas formas

  28. Achei o site muito interesante.E recomendo gosto de sombras e amei.

  29. EU AMEIIIII EU APRENDI MUITO

  30. tanben gostei e uma fabula boa.

  31. Eu achei o conteúdo super interessante e bom pra fazer na festa do pijama!!nota 10/10.

  32. eu achei divertido e legal , pois ensina muita coisa sobre a ciencia para criancas! amei!!

  33. eu não sabia do movimento da sombra agora eu sei e foi muito legal

  34. gostei muito disso e bem explicado e incrível

  35. Eu gostei muito da historia

  36. Heitor Julio Guerra De Souza

    O conteúdo e muito interessante e eu aprendi varias coisas com este texto.

  37. EU ACHEI DIVERTIDO .POIS ELE FALA DE VARIAS COISAS INTERESANTES. E RECOMENDAVEL PARA CRIANCAS AMEI!

  38. 12-09-24 : Oi boa tarde meu nome e Sofia e Aprendi muito as sombras são mais o menos de fazer são muito legais a e aprendi o que e transparente e opaco🗿🍷👌
    Como vi comecei a ficar com medo DO TAMANHO TO TEXTO mas li rápido e não tinha entendido nada e li depois com atenção e calma fiz as sombras elas são muito legais so que são difíceis de fazer e quero falar só isso tchau 👍 😃(⁠・⁠∀⁠・⁠)

  39. Eu amei a revista achei super interessante , é praticamente uma aula. Aaa não posso me esquecer, a parte que eu mais
    gostei foi a das sombras , algumas ficaram bem bacanas e engraçadas.
    bjs da aluna Stella Macedo Oliveira, tchau, tchau.

  40. Eu amei aprender sobre a sombra tb é interessante criar artigos sobre coisas assim

  41. Adorei muito legal e educativo
    melhor revista infantil que uma criança ja leu

  42. oi eu adorei porque eu sou do colegio marques

    ( I ^^ I )

  43. Olá CHC, meu nome é miguel sou do colégio marquês de monte alegre e eu sou muito fã de voces, até tenho um livro e nós da minha turma estamos estudando sobre entrevistas, sabem se tem algum lugar virtual da CHC que fala sobre entrevista.

    Grato, Miguel martins

  44. ola . eu achei muito interesante o texto e divertido, minha pofessora mandou agente ler o texto e na apostila faser um comentario meu comentario nao foi este mas nao ten ploblema.
    tchau pesoal da chc,ciencia hoje das crianças.

Seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Outros conteúdos desta edição

700_280 att-40219
700_280 att-40335
700_280 att-40240
700_280 att-40288
700_280 att-40197
700_280 att-40223
700_280 att-40550
700_280 att-40247
700_280 att-40260
700_280 att-40276
700_280 att-40202
700_280 att-40190
700_280 att-40236
700_280 att-37862
700_280 att-40269

Outros conteúdos nesta categoria

700_280 att-47408
700_280 att-47407
700_280 att-47420
700_280 att-47237
700_280 att-47258
700_280 att-47125
700_280 att-47116
700_280 att-47103
700_280 att-46922
700_280 att-46956
700_280 att-46929
700_280 att-46672
700_280 att-46556
700_280 att-46676
700_280 att-44845