Na região Centro-Oeste, no chamado coração do Brasil, existe um lugar de encantar os olhos com suas cachoeiras, plantas exóticas e animais exuberantes: a Chapada dos Veadeiros, que fica no Estado de Goiás, onde o bioma predominante é o Cerrado. O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros foi criado oficialmente, na década de 1960, com o propósito de proteger a fauna e a flora do local. Mas não só de belezas naturais vive um parque, este também abriga muito mistério!
Iniciando a nossa viagem com uma abordagem ambiental, temos que o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros fica a cerca de 1700 metros de altitude em relação ao nível do mar. Dentro dele, há rios que cortam montanhas e trilhas que levam a quedas d’água belíssimas. Se ouvir falar em Trilha dos Saltos, Trilha Carrossel e Corredeiras; Trilha dos Cânions e Cariocas; Trilha da Seriema e Travessia das Sete Quedas, saiba que ficam todas lá! As águas do parque realmente comandam o espetáculo de belezas naturais do lugar. Mas é impossível não notar outras curiosidades…
Leandro Lobo,
Instituto de Microbiologia Paulo de Góes
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Para acessar, faça login ou assine a Ciência Hoje das Crianças
Os fósseis de cocô são achados valiosos para a paleontologia. Venha ler e descobrir o porquê!
Como não abrir um pouco mais os olhos ou aguçar a audição diante de uma imagem ou de um assunto que gire em torno de dinossauros? Esses répteis terríveis – pelo menos no que diz respeito à origem do nome Dinosauria, que é a junção dos termos da língua grega deinos = terrível + sauros = lagarto – são fascinantes, especialmente para as crianças, que sempre os imaginam como seres de tamanho gigante! Mas será mesmo todos os dinossauros eram grandalhões? Não sei não...