Disfarce vegetal

Será que uma planta consegue imitar a aparência de outras plantas?

A natureza está cheia de bons imitadores, como as corais-falsas, serpentes inofensivas que imitam a coloração das peçonhentas corais-verdadeiras. Essas imitações, chamadas de mimetismo, geralmente trazem vantagens para os imitadores, como o de inibir o ataque de predadores. Mas será que as plantas também fazem mimetismo?

A resposta é sim. E embora essa pareça ser uma estratégia menos comum no reino vegetal, há uma espécie de planta em particular cuja habilidade de imitação deve fazer inveja a muito bicho por aí.

Boquila trifoliolata é uma trepadeira muito especial, que ocorre em florestas temperadas do Chile e da Argentina. Como toda trepadeira, ela é muito boa em usar outras plantas como apoio para se desenvolver. Mas essa não é a sua principal habilidade. Embora tenha sido descrita em 1839, foi só em 2014 que cientistas mais atentos perceberam que esta espécie imita as folhas de outras plantas.

Assim são as folhas “normais” da Boquila trifoliolata, quando ela cresce apoiada em galhos secos ou sem folhas.
Foto Scott Zona/Flickr

À medida que a planta cresce, as folhas da Boquila vão mudando de cor, tamanho e forma para se parecerem com as das plantas em que ela está apoiada. Um mesmo indivíduo da trepadeira pode ter folhas de vários tipos, se seus ramos crescerem se apoiando em diferentes espécies. Os cientistas perceberam que as folhas “miméticas” da trepadeira são menos atacadas por herbívoros do que suas folhas “normais”, mostrando uma clara vantagem desse disfarce.

Quando se aproxima de outras plantas, as folhas da Boquila trifoliolata (setas brancas) imitam quase perfeitamente as de várias outras espécies (setas amarelas).
Foto Ernesto Gianoli

Para perceber quais folhas imitar à sua volta, acreditava-se que a Boquila pudesse sentir as pistas químicas (“cheiro”) das plantas vizinhas ou até mesmo pegar informações a partir das bactérias transmitidas por elas. Mas um recente experimento mostrou algo ainda mais surpreendente: ela pode imitar até mesmo folhas de plantas artificiais, que não possuem cheiro nem bactérias. Ou seja, aparentemente, a Boquila enxerga as folhas que precisa imitar! Futuras pesquisas vão tentar explicar como funciona a visão nessa planta e quem sabe até descobrir outras habilidades desta verdadeira mestra do disfarce.


vinicius

Vinícius São Pedro,
Centro de Ciências da Natureza,
Universidade Federal de São Carlos

Sou biólogo e, desde pequeno, apaixonado pela natureza. Um dos meus passatempos favoritos é observar animais, plantas e paisagens naturais.

Matéria publicada em 01.06.2022

COMENTÁRIOS

  • Luisa Tavares de Sousa

    LUISA

    Ola CHC eu adorei a reportagem disfarse vegetal obrigada tchau.

    Publicado em 23 de junho de 2022 Responder

  • Emilly vitoria

    Olá, CHC!
    Meu nome è Emilly, tenho 12 anos e estudo no SESI em Santos.
    Gostei muito do artigo fiquei impressionada como ela consegue imitar as outras plantas!
    Um abraço a todos
    Emilly Vitoria – santos SP

    Publicado em 30 de junho de 2022 Responder

    • Julia santos

      tbm gostei muito

      Publicado em 1 de julho de 2022 Responder

admin

CONTEÚDO RELACIONADO

Monumento ao Dois de Julho

Ele fica em Salvador, na Bahia, e é um marco no processo de Independência do Brasil

Uma conversa sobre cobras gigantes

Anacondas ou sucuris são serpentes que podem chegar a alguns metros de comprimento, mas não tanto quanto nos filmes!