
Para o povo Dogon, Amma é o criador de tudo o que há no Universo. Primeiro, ele fez o Sol. Queria algo muito quente, escaldante, branco, com anéis de cobre vermelho flamejante em volta.
– Essa será a estrela maior dessa região – pensou.
Seguiu trabalhando e iniciou a engenharia da Terra. Amma espremeu um pedaço de barro e o arremessou no espaço. Da sobra de barro, fez a Lua, em forma de jarro, com muita água dentro. Ela enche e vai esvaziando conforme a passagem do tempo.
– Ela terá fases e vai ter papel importante no futuro, no vai e vem das marés – afirmou.
Para dar acabamento à Terra por dentro, Amma foi caprichoso. Moldou um enorme pedaço de terra de um jeito que lembra um ser humano deitado de barriga para cima. Foi daí que os continentes se formaram, primeiro em um grande bloco. Depois se separaram, dando origem à África e aos outros continentes.
As estrelas vieram por último, as que vemos e as que não conseguimos observar. Assim como fez com a Terra, Amma atirou barro no espaço, mas em pedaços menores, como se arremessasse várias pedrinhas para o alto. Assim, os pontinhos de luz se espalharam no céu, onde parecem piscar sem parar.
*O povo Dogon, natural de Mali, na África, já sabia da existência de estrelas como Sirius, a mais brilhante vista a olho nu, mais de mil anos antes da criação do telescópio. Histórias como a da criação do Universo pelo deus Amma são passadas de geração em geração. Esta versão foi livremente adaptada pela CHC.
Matéria publicada em 31.10.2025
AYSHA
QUERIDA CHC EU GOSTEI DA REVISTA MUITO LEQUAL E DAR PRA LER BEIJOS CHC
Maria novais
Olá boa noite chic eu não sabia que existiam estrelas gigante.
PREFEITURA MUNICIPAL DE JALES
555