A clínica dos números lindos

A história dos números que queriam ficar bonitos e o caso do 196

                                                                                                                                               Ilustração Walter Vasconcelos

Não são apenas os humanos que, às vezes, querem seguir a moda e dar jeitinho no visual. Há muito tempo, no mundo dos números, o bacana era ser um número palindrômico. E o que é mesmo um número palindrômico? É um número que, quando invertemos a ordem dos seus dígitos, permanece o mesmo. Aqui estão alguns deles: 12344321, 33, 121, 55611655, etc. Mas há, claro, números que não são palindrômicos, por exemplo: 53, invertendo os dígitos vira 35, que é diferente de 53.

Bem, nesses tempos em que era bonito ser um número palindrômico surgiu a “Clínica dos Números Lindos”, que prometia transformar qualquer número em um número palindrômico. Os números ficaram curiosos e formou-se uma grande fila, primeiro com os números de dois dígitos que não são palindrômicos: 12, 13, 14…

 

 


pedro_roitman

Pedro Roitman,
Instituto de Matemática,
Universidade de Brasília

Sou carioca e nasci no ano do tricampeonato mundial de futebol – para quem é muito jovem, isso aconteceu em 1970, século passado! Enquanto fazia o curso de Física na universidade, fui encantado pela Matemática. Hoje sou professor.

Edição Exclusiva para Assinantes

Para acessar, faça login ou assine a Ciência Hoje das Crianças

CONTEÚDO RELACIONADO

O superquique!

Hora de se divertir com experimentos e atividades!

Bateria de moedas

Hora de se divertir com experimentos e atividades!